terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Perdão


Olá pessoas! Domingo passado, eu fiquei encarregado de passar a mensagem no grupo (não chamamos de "igreja"). E como eu tinha um estudo de muito tempo atrás que passei para os jovens, resolvi revitalizar essa mensagem. 

Escolhi esse assunto porque acredito que seja atual e como tenho "experiência" com isso, pude dar meu testemunho no estudo sobre como aprendi a perdoar. Então, aproveitando, deixo pra vocês um pouco da mensagem em texto, para vocês serem edificados de alguma forma. 
Nota: se você quiser escutar o estudo na íntegra, acesse esse link e clique no player ;)

Primeiramente, se temos rancor por alguém, não amamos alguém, já estamos fazendo algo errado. Em Mateus 22:39, Jesus diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, como MANDAMENTO, e para completar, em Mateus 5:44,45, diz que devemos amar inclusive aos nosso inimigos, fazer bem a quem nos faz mal, orar por quem nos persegue, para assim, sermos filhos de Deus, pois Ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva sobre justos e injustos. 

Ou seja, para Deus, todos somos iguais. E Jesus nos deixa um mandamento dizendo que devemos amar o próximo, e não há lei que possa derrubar esse mandamento.  Mas o que a Bíblia diz sobre perdão?


13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13 (ACF)


Paulo é bem claro em suas palavras. Perdoem uns aos outros, assim como Deus nos perdoou. No versículo comentado, ele não está falando apenas para perdoarmos as pessoas; ele está dizendo para seguirmos o exemplo de Deus de como ele é conosco. E nada se compara ao perdão de Deus, levando em conta a vida de pecado que vivemos e que não agrada a Deus. Deus deu seu filho unigênito para morrer por nós, para nossa salvação, e mesmo não o agradando, ele nos perdoa. Sempre. 

Além disso, o perdão é poderoso! Ele pode derrubar barreiras entre as pessoas. 

17 Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. 18 Façam todo o possível para viver em paz com todos. 19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. 20 Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". 21 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:17-21 (NVI)


O trecho de Romanos não fala exatamente de perdão, mas fala que não devemos sentir rancor ou ódio de nossos inimigos, muito menos nos vingar, pois a vingança pertence a Deus. Mas como diz para amarmos, devemos perdoar. Pois, de forma generalizada, não se pode amar sem perdoar, e perdoar sem amar. Paulo fala do relacionamento de cristãos com incrédulos, e é fantástica a forma como ele ilustra o bom testemunho que devemos ter perante as outras pessoas, fazendo sempre o bem à elas, não guardando mágoas. Gosto de enfatizar o final do versículo 20, que demonstra que se formos bons com alguém que nos faz mal, a pessoa ficará sem reação. 

Façamos isso também entre irmãos em Cristo, afinal, se alguém diz que ama a Deus e odeia seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão ao qual não viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. (1º João 4:20). Então, esse amor deve ser puro e verdadeiro, senão estaremos enganando a nós mesmos. O perdão, da mesma forma.

O maior exemplo de perdão vem da pessoa a quem devemos seguir como exemplo, a quem devemos ser imitadores, assim como Paulo dizia. Esse é Jesus Cristo. Você lembra o que Jesus disse sobre as pessoas que o crucificaram? (Lucas 23:34)

Como vimos, amar o próximo é o segundo mandamento principal que Jesus nos trouxe. E como o perdão anda junto com amor, se não perdoarmos, estaremos em pecado. Como sabemos, se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1º João 1:9). Porém, se alguém nos ofendeu e não perdoarmos, não basta confessar a Deus as nossas ofensas ao próximo.

14 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. 15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".  Mateus 6:14-15 (NVI)


Após a oração do Pai Nosso, é enfatizado que é necessário o perdão mútuo. O perdão por parte do Pai depende do perdão entre os membros da família de Deus. Esse perdão é o que afeta a comunhão na família de Deus, não o perdão que conduz a salvação. A grosso modo, é mais ou menos assim: como você quer que Deus perdoe a ofensa que você fez a alguém se você não sabe perdoar as pessoas?

Resumindo, devemos perdoar as pessoas e amá-las, indiferente de quem seja, pois é isso que Deus quer de nós, e não praticar isso é pecado, que por consequência nos afasta de Deus. Pode parecer difícil, mas temos Deus ao nosso lado para isso. 

Então, se você fez mal à alguma pessoa, ore a Deus, e após, peça perdão à esta pessoa. E se alguém lhe ofendeu, ore também e converse com essa pessoa, demonstrando que você está disposto a perdoá-la. Muitas vezes somos ofendidos, ficamos chateados, mas a pessoa que nos ofendeu não fez por mal e não percebeu o que fez. Por isso é importantíssimo conversar para a pessoa tenho conhecimento do que ocorreu. Mas sempre coloquem Deus no meio disso. Orem e peçam direção à Deus.