![]() |
Foto aleatória de uma presente que ganhei de aniversário do Grupo-Célula 1.0 |
Neste ano, uma nova trend invadiu as redes sociais para falar sobre gratidão. É basicamente uma retrospectiva das coisas boas que aconteceram no ano. Começa com algo como: "como posso estar triste se em 2024..." e assim segue. Bom, essa já é a terceira versão desse meu post de final de ano, então, mais uma vez, vemos EddieTheDrummer influenciando gerações! hahahahaha
Deixando a trend de lado, porque ela ignora o fato que tristeza e dificuldade fazem parte da vida e da jornada, vamos a mais um post com o mesmo título. Estou sem criatividade? Talvez Não, é que o tema é o mesmo :)
Ultimamente, tenho apenas a agradecer a Deus. Por isso venho esboçando minha gratidão. 2023 foi um ano tão intenso (sim, eu sei que estamos em 2024, mas seja paciente jovem gafanhoto) e havia tanto pelo que agradecer a Deus que esqueci de mencionar um ponto muito importante para agradecer. Então, vou começar falando sobre isso, antes de entrar em 2024 e falar como continuo grato a Deus.
Para começar, preciso voltar a 2015. Talvez faça um post mais detalhado futuramente, mas, no final daquele ano, sofri um acidente de moto que resultou em uma luxação no ombro. Por causa disso, tive que parar de praticar natação por um tempo e, após a recuperação, com receio de lesionar o ombro novamente devido aos movimentos de rotação, decidi não retornar.
Em 2016, minha atividade física foi apenas musculação, mas sentia falta de um exercício aeróbico. Em 2017, comecei a procurar algo para substituir a natação. Fiz uma aula experimental de funcional – curti, mas estava fora do orçamento. Testei crossfit – também fora do orçamento e certamente teria alguma lesão logo logo. Até que experimentei uma aula de Kickboxing/Full Contact. Foi aí que me encontrei.
No mesmo ano, realizei o primeiro e o segundo exame de troca de faixa e tracei um objetivo: eu preciso chegar na faixa preta. Até porque no primeiro exame, meu professor (mestre) disse algo que ficou marcado em mim: "O faixa preta é o faixa branca que nunca desistiu." E, nesse ponto, você já deve estar ligando os pontos, certo?
Então, eu nunca desisti. Não gosto de deixar as coisas pela metade. Talvez é por isso que ainda tento escrever algo vez ou outra por aqui. Mas sim, em 2023 alcancei a graduação esperada em Kickboxing Full Contact (também é chamado de Karatê Kickboxing Full Contact em alguns lugares): faixa preta! Uma gratidão imensa por ter chegado ao objetivo. Mas continuo praticando, pois meu objetivo inicial era o condicionamento físico.
![]() |
Final de 2023, uma parte dos alunos que treinavam com o mestre Gustavo. |
Pois bem, eu nunca desisti. Não gosto de deixar as coisas pela metade. Talvez seja por isso que ainda tento escrever algo vez ou outra aqui. E sim, em 2023, alcancei a graduação esperada no Kickboxing Full Contact (também conhecido como Karatê Kickboxing Full Contact em alguns lugares): faixa preta! Sou imensamente grato por ter atingido esse objetivo. Contudo, continuo praticando, porque meu objetivo inicial era e ainda é o condicionamento físico.
Agora, vamos para 2024. Como comentado no post anterior, nosso ano começou com uma ótima notícia. A desejada gravidez foi confirmada e começamos a transformação das nossas vidas. Ainda em 2024, nasceu o bebê esperado, e a paternidade tem sido uma dádiva de Deus.
A paternidade vem com inúmeros desafios, mas, quando planejada, acredito que seja mais fácil abrir mão de vontades, planos, conforto, sono (hehehe), entre outros, para cuidar de alguém tão precioso e totalmente dependente. É uma gratidão imensa ver um sorriso surgir apenas por ouvir sua voz!
Além disso, só para registro, neste ano participei da Noite do Chocolate Quente e Música, fazendo um medley na bateria. Mas, para não ficar monótono (afinal, nem todo mundo curte só assistir alguém tocando bateria), preparei uma apresentação de slides para passar durante a apresentação. Veja o vídeo aqui.
![]() |
Conheça Mozerddie |
Mas não foi minha única aparição. Talvez você não saiba, mas sou malabarista (sqn). Naquele dia, pediram para mostrar minhas habilidades, mas eu não estava com minhas bolinhas de malabares. Então, tive que improvisar. Confira aqui.
Brincadeiras a parte, é sempre um prazer levar alegria às pessoas. Talvez eu não tenha as melhores piadas, mas o importante é fazer rir.
O ano de 2024, assim como o anterior, também começou com velocidade. Muitos acontecimentos ministeriais, família crescendo, além de desenvolvimento pessoal e espiritual. Diante de tudo isso, continuo exercitando o contentamento. E, nesses momentos de reflexão, lembro sempre de Paulo falando aos filipenses:
11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece. - Filipenses 4:11-13
Meu ano não foi perfeito. Minha vida não é perfeita. Tive problemas para resolver, conflitos para lidar, enfrentei dificuldades e momentos de desmotivação, tristeza e insegurança. Mas a questão é como lidamos com essas situações. Em todas elas, sempre me lembrei (e continuo me lembrando) que minha segurança está em Deus e é Ele quem me dá valor. Por isso, posso estar contente mesmo diante das adversidades, porque sei que, apesar de tudo, tenho o amor de Deus, Sua graça e a esperança da eternidade. Nada pode me tirar ou me afastar disso!
Por isso sempre lembro desse texto de Filipenses. Paulo não estava vivendo a melhor vida que poderia esperar. De fato, a situação dele estava bem pior que a minha (nem se compara!). Ainda assim, ele mantinha o foco no alvo. E isso era o suficiente. A graça de Deus já era o bastante. E é dessa forma que tenho buscado viver também. Pois a insegurança, o medo e a ingratidão nos paralisam e impedem que continuemos.
Assim, novamente, mantenho-me sendo grato, pois Deus é bom e o Seu amor dura para sempre. Quem sabe no próximo ano eu mantenha essa prática de gratidão, mas mude o título.