quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Grato Sou


Já virou tradição de fazer um post por ano, para que o blog não caia no esquecimento (apesar que eu infelizmente me esqueci em 2020, muita tristeza por isso 😢...). Dessa vez, quero deixar um registro deste ano. Inclusive, fiz esse exercício recentemente no grupo-célula, onde escrevemos cartas "para o futuro", ou seja, cartas sobre o ano que vamos guardar e reler no próximo ano. Sem mais delongas, vamos falar de 2022.

Uma sala sem móveis, com ferramentas e piso laminado no chão, demonstrando a reforma.
Reformas e mais reformas...

O ano dos dois patinhos na lagoa começou atribulado. Não por causa de resquícios do Covid-19/pandemia, mas porque mudamos finalmente de apartamento. Na realidade, a mudança ocorreu antes, no fim de 2021. Mesmo assim, o "novo" apartamento (que não era novo) precisava de reformas, ou seja, não foi só empacotar e desempacotar. Aliás, é dezembro e ainda não fizemos tudo, mas tudo bem, um passo de cada vez.

As reformas da mudança foram feitas conforme era possível. Priorizamos aquilo que era urgente, porém chegamos quase na metade do ano sem termos a cozinha funcionando. Tínhamos onde dormir pelo menos (amém). Creio que Deus usou isso tudo para nos ajudar a crescer.

Foto do interior de um apartamento, organizado, com móveis, sofá, mesa etc.
Apartamento antigo. Sair do conforto para o desconforto momentâneo.

Nosso propósito de mudar de apartamento é aumentar a família. Estávamos muito bem no antigo, e estávamos confortáveis. Sair do "garantido" e assumir um novo compromisso financeiro, além de limpar as reservas (que estávamos guardando para isso), não foi algo simples. Principalmente para mim, que gosto das coisas no lugar, com fácil acesso para quando preciso.

O primeiro semestre para mim foi um caos controlado. Meu sentimento era o de estar viajando sem data pra voltar pra casa. Com roupas em caixas, e com coisas que eu não me lembrava mais onde estavam, tudo isso contribuindo para me deixar estressado a maior parte do tempo. E aí que entra algo muito importante neste ano: o cuidadosustento de Deus.

Apesar de ter tudo para me deixar ansioso constantemente, aprendi a lidar com as novidades e com o desconforto. Afinal, é momentâneo, é passageiro, faz parte do processo. Vai ter um fim e é preciso passar por essa etapa. E foi maravilhoso o cuidado dEle conosco, em tudo!

Ainda falando de mudança, no âmbito ministerial também tive novidades. Depois de 6 anos coordenando o ministério jovem, passei o bastão. Já estava planejado e o momento chegou. Essa é a graça da igreja de Cristo, que permite a renovação e o crescimento. Eu ainda sou xóvem, mas uma hora tem que largar o osso heheeh Fico tranquilo, pois o ministério está em ótimas mãos (espero que até melhores que as minhas).

Foto de várias pessoas, representando o ministério jovem.
2ª Noite do Chocolate Quente e Música, última celebração jovem como coordenador do ministério jovem. Muito grato pelo privilégio de coordenar esse ministério. #Saudades

Não posso deixar de citar outro ministério que também me tem surpreendido e ainda é um desafio liderar. O ministério de comunicação, para o qual fui desafiado a coordenar no final de 2021, está repleto de pessoas que compreenderam a visão de servir, e servem com alegria. É motivador estar junto de pessoas que desejam contribuir para o crescimento do corpo de Cristo. Sou grato por ter essas pessoas maravilhosas perto de mim.

Várias pessoas ao redor de uma mesa, olhando para a câmera, em foto no estilo "selfie".
Equipe maravilhosa!

Com a transição do ministério jovem, certamente me sobrou mais tempo, certo? Afinal, é um ministério grande que já não é mais minha responsabilidade. Só que não, já estavam me reservando outro desafio. Tudo partiu de uma necessidade que tínhamos nos jovens.

No ministério jovem temos grupos pequenos que chamamos de grupo-célula. A estrutura de célula dos jovens não acontecia nos adultos, apesar de existirem grupos pequenos (os "grupos de relacionamento"), mas com outra estrutura e outro objetivo. Dessa forma, sempre tivemos a necessidade da continuidade para os jovens, quando eles cresciam e precisavam sair do ministério jovem. Em outras palavras, tínhamos o risco dos jovens adultos não se encaixarem nos grupos dos adultos (pois a dinâmica é diferente) e ficarem sem grupo para participar ao sairem dos jovens.

Falei  para o presbitério da necessidade (uma necessidade antiga) de um grupo no formato da célula dos jovens nos adultos, para termos um trabalho contínuo. Falei sobre isso no início do ano. Após meses de oração e de reuniões, fomos desafiados (minhas esposa e eu) a iniciarmos esse trabalho. Eu estava pedindo que alguém fizesse e no fim Deus disse: "se tu quer tanto, faz tu" hehehehe Ok, não foi exatamente assim, mas não podia perder essa...

Diante desse grande desafio, Deus não nos desamparou. Embarcar em um projeto do zero é uma grande responsabilidade. Até hoje sinto um pouco da pressão, que alivio quando lembro que não depende de mim, não sou eu quem vou fazer tudo; e sei que quem começou essa obra vai ajudar a chegar no objetivo. Inclusive, é importante lembrar que não somos igreja individualmente. Minha esposa e eu respondemos sim para esse novo ministério, mas ouvimos o sim de pessoas que foram fundamentais para início desta célula. Uma célula é composta por diversos membros e eles são a chave para o crescimento da mesma. Só está funcionando porque a galera comprou a ideia.

Várias pessoas em posições engraçadas posando para a foto.
Grupo-célula! O início de um novo ministério, do 0 ao infinito (ou até Jesus voltar).

O grupo-célula começou logo depois da transição do ministério jovem. Nem deu tempo pra respirar 😂. Nesses 6 meses fui agraciado por Deus pela oportunidade de servir a esse grupo. É evidente o poder de Deus agindo fortemente no crescimento e envolvimento de todos. Isso me enche de alegriagratidão por fazer parte disso. Sim, nem tudo é perfeito, sempre teremos muito o que melhorar, mas vejo que estamos na direção certa, daquilo que Lucas escreve em Atos dos Apóstolos, onde a igreja primitiva se reunia com alegria e sinceridade de coração, e o Senhor lhes acrescentava os que iam sendo salvos.

Sou grato a Deus por esse ano. Um ano em que aprendi a confiar mais nEle e dar alguns "saltos de fé". Nem tudo foi perfeito, mas nos momentos difíceis deste ano, quando coloco na balança, só tenho a agradecer, pois mesmo nas dificuldades Ele sempre nos sustentou.

Lembro de um Salmo toda vez que lembro sobre confiar em Deus.

"Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:" - Salmos 37:5 (NVI)

Seja justo, busque ser semelhante a Cristo,  adore a Deus com a sua vida e entregue-se a Ele.


0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar e expressar sua opinião, porém, por favor, utilize do bom senso e educação.
Obrigado.