sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Eu tenho tanto pra lhe falar...

 

São tantas emoções, bixo.

Depois do último post de 2019, muito aconteceu. Muito mesmo! E ainda está acontecendo. Tenho tanto pra falar, mas com palavras não um post não será suficiente para correr atrás do prejuízo. Como a ideia principal do blog e manter ideias e pensamentos para o futuro, vamos tentar finalizar 2021 (atrasado) com pelo menos uma atualização. Vamos ver o que sai...

Em 2020 uma pandemia nos pegou de surpresa. Tirando toda a questão da saúde e como afetou nossas rotinas, o novo cenário trouxe novos desafios ministeriais. 

Muito triste as consequências de tudo isso :/

O isolamento tornou necessário implementar o modelo online, através de streaming e vídeo chamadas. Com o retorno ao presencial no fim de 2020 e início de 2021, a carga dos ministérios se manteve. Afinal, ainda estamos vivendo uma pandemia e tudo ainda é muito incerto. As pessoas ficam ansiosas e necessitam mais atenção.

Ah, antes da pandemia chegar no Brasil, decidimos vender nosso apartamento, em busca de comprar um maior. Spoiler: conseguimos vender no quarto trimestre de 2021, já compramos outro e estamos no processo de reforma e tudo mais. Trabalho que não para mais, mas faz parte.

Em 2021 também fui chamado a liderar mais um ministério, de comunicação. De princípio neguei, mas na ausência de outra pessoa e diante da necessidade e de todo potencial que temos, resolvi assumir o desafio, com o apoio de um auxiliar. Remodelar um ministério parado é desgastante, mas entregamos nas mãos de Deus e pela graça dEle posso dizer que todo o trabalho investido na equipe tem dado resultado. Tem sido uma experiência maravilhosa!

Falando em desgaste, neste período aprendi o que é ser sustentado por Deus. Literalmente. Eu achava o que era ser sustentado, até ser provado de verdade. Com tanta coisa acontecendo, percebi que tiramos energia de onde não temos, e mesmo cansados, Ele nos pega pela mão e nos ajuda a andar um pouco mais. Percebi como temos tempo de sobra para dedicar a Deus, que simplesmente jogamos fora com o que não é eterno.

Pra quem me conhece um pouco, sabe como tento ao máximo me organizar e sempre cumprir prazos. Talvez nem todos sabem o quanto me cobro para isso e como planejo com antecedência, para garantir que vou conseguir. Eu não gosto de deixar ninguém na mão, de "faltar com as pessoas".

Porém, nos últimos meses, não está dando para adiantar as coisas. Enquanto antes eu pensava no próximo projeto com dias de antecedência, agora estou analisando o projeto do sábado, já tendo que pensar no projeto do domingo e o projeto da segunda, bom, se esse dá pra fazer na segunda, vou fazer na segunda. Talvez pra você isso pode ser normal, mas pra mim traz muita insegurança, e ai que entra Deus novamente. Preciso confiar nEle. E está dando certo.

Isso me lembra Paulo (o da Bíblia, o "Apóstolo dos Gentios"). Um exemplo de alguém que deu seu suor, força, energia e praticamente a vida pelo evangelho. Ele vivia o evangelho. Entendia a importância. Você pode pensar "mas naquela época era diferente e Paulo era missionário, era sustentado". Essa é a desculpa que inventamos e a mentira que queremos acreditar para não sairmos do nosso "conforto" e falarmos que estamos cansados demais do dia de trabalho para ir à noite na casa de alguém para compartilhar o evangelho ou fazer um discipulado, por exemplo.

Sim, Paulo recebeu ofertas em alguns momentos da sua caminhada. Quando estava preso, por exemplo. Senão, Paulo trabalhava o dia todo (ele era um "fazedor de tendas") e de noite, compartilhava do evangelho. Você deve lembrar também do relato em Atos 18, quando estava com Áquila e Priscila, trabalhava fazendo tendas e no sábado, lá estava Paulo compartilhando na sinagoga.

Talvez não era um trabalho tão pesado, mas também não era um trabalho leve.

Não vejo relatos de Paulo na Bíblia dizendo "estou com pouco serviço, preciso fazer hora-extra então não tenho como falar de Jesus pra vocês" ou "trabalhei demais hoje, estou cansado para acompanhá-los, vamos deixar pra semana que vem". Sabe o que vejo Paulo falando e me impacta? Dá uma lida em 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses. Vai lá, eu espero. Tá, pode ler só 1 Ts então, mas lê todo para pegar o contexto e perceba a pessoa de Paulo. Ok, leia depois então, durante a semana. Vale a pena :) (se você foi ler, parabéns!)

De forma resumida, o ponto chave de Paulo está em 1 Ts 2:7-12, onde ele relata que, mesmo tendo o direito de receber o sustento, ele trabalhou ao mesmo tempo que pregava o evangelho. Na NVI a tradução usa as palavras esgotante e fadiga.

A recompensa de Paulo? A igreja cresceu em maturidade e encheu o coração dele de alegria. Ele não recebeu conforto, dinheiro, o tempo dele de volta e nem férias. Ele recebeu de Deus apenas um "muito bem, você fez o que tinha que ser feito". Se você é um cristão de verdade isso é suficiente, pois a graça de Deus nos basta, não precisamos de nada mais. Aliás, isso já temos, então não precisamos de nenhum agrado ao servir. É o mínimo que podemos fazer.

Olhando para o legado de Paulo hoje, mesmo com todas as dificuldades que passou, e considerando que tudo isso é para Deus, que enviou Seu Filho para nos salvar, tudo isso me traz ânimo, alegria, esperança e me ajuda a perseverar. Isso é o que me faz querer continuar, mesmo com o cansaço.

Vale um disclaimer aqui: muito cuidado com sobrecarga! Burnout, por exemplo, é algo sério e excessos nunca são saudáveis. Existe uma diferença entre serviço e ativismo, servir e viver uma religiosidade. Estamos falando aqui de tirar (com licença) a bunda do sofá, pensar no evangelho, no próximo e parar de murmurar e se lamentar, não estamos falando em dormir 3 horas por dia, viver a base de energético e assumir mais do que consegue. Conheça seus limites! Aliás, tenha um discipulador, alguém maduro na fé para andar com você. Isso vai te ajudar bastante.

Então, aqui estou. Vamos começar um novo ano, mas pra mim é continuar a caminhada. E que essa caminhada possa continuar com propósito, contribuindo com o Reino de Deus. Sou muito grato a Deus por tudo que Ele tem proporcionado e como Ele tem me capacitado para servir e, principalmente, levar outros a servirem!

Ps.: alguns já falaram "larga alguma coisa", "está fazendo coisa demais". Entendo a boa intenção das pessoas, mas Deus não precisa que eu pare, Ele precisa de mais pessoas. Assim eu posso passar algo para outros e pegar coisas novas para servir ahahahahah


0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar e expressar sua opinião, porém, por favor, utilize do bom senso e educação.
Obrigado.