quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Complexo de Deus Messias e Vingadores: Guerra Infinita


Eis-me aqui outra vez, com um post para evitar que esse ano fique sem nenhuma postagem nesse blog abandonado. Esse texto comecei a escrever na época do filme Vingadores: Guerra Infinita, mas mesmo depois um bom tempo do hype resolvi finalizá-lo. Então, aprochegue-se e acomode-se, pois vem textão. E prepare-se para viajar, pois esse texto são divagações e pensamentos sem muito compromisso em amarrar pontas soltas (ah, e tem SPOILERS do filme).

Um personagem importante de Vingadores: Guerra Infinita é Thanos. Ele é responsável pela dizimação de metade do universo. Um ser extremamente poderoso, que através das joias do infinito possui poder ilimitado sobre espaço, tempo, realidade e muito mais. Thanos é um vilão que tem todos os motivos para ser odiado, pois destrói (ele não mata, ele destrói mesmo) todos que ficarem à frente dos seus objetivos. E no objetivo dele que entra a parte que alguns podem achar sua causa nobre (talvez ninguém, mas sem esse argumento eu não teria como fazer esse texto hahaha).

O ser mais poderoso do universo com sua filha adotiva. Fonte
Na visão de Thanos, ele está fazendo um favor para o universo. Ele acredita que possui o fardo de salvar o universo, pois a superpopulação acabará por levar todos os seres à extinção, visto que foi isso o que ocorreu em seu planeta natal quando os recursos começaram a ficar escassos (é isso, né? Faz tempo que vi o filme). Para ele, alguém precisa cumprir essa tarefa antes que seja tarde demais, mesmo que para isso sacrifícios sejam necessários (vide o fato que teve que entregar o que mais ama por uma das joias).

Thanos é um vilão tão complexo que, em certos momentos, dá até pena dele (vem junto comigo, vai). "Coitado, olha tudo o que ele está fazendo para 'salvar' o universo. Claro, ele vai destruir metade, mas é importante, ele está certo. Ninguém tem paciência com ele." Não! Ele não está certo. Ele está errado porque ele não tem esse direito. Eu apelido isso de Complexo de Deus misturado com Complexo de Messias.

Segundo a Wikipédia (fonte totalmente confiável), "Complexo de Deus é um comportamento social cujas características são o excesso de arrogância e/ou apatia dos indivíduos que o apresentam para com uma sociedade, círculo ou pirâmide social." e, ainda conforme a Wikipédia, "Complexo de Messias é um estado psicológico no qual o indivíduo acredita ser ou estar destinado a se tornar o salvador de algum campo de atuação específico, grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro.". Juntando os dois, se Thanos fosse um motorista de ambulância, na ânsia de salvar uma pessoa, certamente atropelaria outra (comente com a foto do Capitão América se você entendeu a referência).

Basicamente, Thanos acha que é o salvador do universo (perceba que não uso humanidade, mas universo, pois o universo da Marvel não se resume a humanos), que ninguém o entende e é único que sabe o que precisa ser feito e tem colhões coragem para tal. Se usasse essa motivação em outra área, seria um grande empreendedor. Por ninguém entendê-lo, entra o Complexo de Deus e o torna arrogante, totalmente fechado ao diálogo. O importante é cumprir seu objetivo, pois "missão dada é missão cumprida", afinal, pra ele os fins justificam os meios. Ele quer salvar a todos, mas se alguns deles tentarem impedi-lo, ele vai destruí-los, pois ele que salvar todo o resto. No dilema do trem, Thanos atropelaria a minoria para salvar a maioria.

Alguns poderiam até pensar que Thanos pode ser semelhante a Deus (o Bíblico). Veja só:
  • Thanos pensa no melhor para o universo. O equilíbrio. Sua motivação, no modo de pensar dele, não é egoísta, apesar de tratar o ser vivo de forma insignificante caso fique no seu caminho. Assim como Deus, seu objetivo é salvar o universo da própria perdição (no caso do Thanos, a escassez de recursos), pois estão em um caminho assim como ovelhas destinadas ao matadouro.
  • Thanos teve que entregar tudo (inclusive sua filha) para realizar sua missão. Ele está disposto a sacrificar tudo, até mesmo ser odiado. Deus também entregou seu Filho para trazer a salvação ao mundo.
  • Para Thanos, ele estava fazendo um favor para o universo, e resolveu carregar esse fardo. A motivação dele não é própria ou para ser adorado. Ele acredita que tem uma missão, foi o escolhido, para manter a ordem no universo. Deus é o Criador do universo, então ele escolheu amar e salvar a humanidade.
  • Comparando com Deus, Ele também destruiu a humanidade no dilúvio, por exemplo, e muitas pessoas, sem entender, dizem que Deus é mal por isso. Porém, o propósito de Deus com o dilúvio é totalmente diferente e através desse acontecimento podemos perceber mais ainda Sua misericórdia, ao salvar os que ainda eram fiéis.

Temos que ter cuidado, pois talvez isso pode nos fazer pensar bem de Thanos (ou mal de Deus). Mas Deus é diferente de Thanos. Até porque Thanos não tem o direito de salvar decidir o rumo do universo. Ele não pode ser esse "salvador". Thanos não é Deus! As joias do infinito, apesar de torná-lo poderoso, não o tornam um deus que julga e decide o futuro, que precisa salvar a todos. Por isso que digo que ele tem um "complexo", mas ele não é um deus, muito menos um salvador. 

Simples assim. Fonte.

Qual é a diferença entre Deus e Thanos?
  • Primeiramente, Thanos não criou o universo. O universo não é dele. Por isso ele não pode tomar decisões em nome do universo. Como já comentei, ele não tem direito algum.
  • Ninguém pediu pra ele fazer o que queria fazer. Apesar de sua motivação parecer nobre (a de manter o equilíbrio, não de dizimar metade do universo), ela é fruto de observação, sem garantia alguma de que poderá acontecer novamente. É uma medida paliativa. De qualquer forma, ele faz porque "os outros seres do universo não são capazes de perceber o que apenas ele pode perceber".
  • Deus criou. A humanidade é criação dEle. Ele pode fazer o que quiser. Ele tem direito. Deus não foi mal no dilúvio. De fato, Ele tinha um plano maior. Era necessário uma "purificação" para que o plano da salvação pudesse ser cumprido. Deus prometeu que não voltaria a fazer, mas também foi uma medida paliativa. O pecado do homem é incontrolável. Por isso Deus cuidou de seu povo de outras formas, até a chegada de Cristo, para mostrar que apenas Jesus resolveria a parada. No fim, Deus fez um plano definitivo de salvação, não paliativo. Cristo morreu por nós e não é necessário mais nada. Está totalmente resolvido.
  • A motivação de Deus é o amor à Sua criação, ou seja, a salvação dela. Nada poderia atrapalhar isso, e medidas foram tomadas. Porém, todos são merecedores da ira de Deus, então o certo seria Deus exterminar a humanidade, mas por amor, Ele poupa alguns (Noé e sua família), depois o seu povo, e hoje, todos os que creem em Seu Filho. Deus prefere salvar, pois a humanidade já está condenada. Temos dificuldade de inverter essa equação, pois para nós, Deus não tem o direito, mas se olharmos por outro lado, nos colocarmos no lugar de Deus, Ele é o criador e sua criação se rebelou. Ele tem todo direito de fazer o que quiser, mas Ele nos ama, a ponto de buscar uma solução. Essa solução veio com Cristo. A questão é que, mesmo em meio ao pecado, Deus encontrou fidelidade em sua criação (no caso, Noé) e percebeu que valia a pena salvar de uma forma definitiva os seres que Ele tanto ama.
  • Já a motivação de Thanos é manter o equilíbrio do universo, e para isso ele resolve tirar aquilo que NÃO PERTENCE A ELE, ou seja, a vida  (ele não fez isso por amor aos seres vivos, aliás, ele não valoriza a vida). O ato de Thanos torna a vida ainda mais insignificante quando ele dizima metade do universo com um simples estalar de dedos.
  • Thanos está pensando em recursos, gerenciamento, não em vidas, emoções. Ele está pensando como um administrador, pensa no coletivo e ignora o indivíduo. Deus pensa de forma emocional e racional ao mesmo tempo. Em alguns casos, é necessário que Israel destrua seus inimigos (que são perversos e rejeitam a Deus) para que o plano da salvação seja alcançado, pois senão, Israel poderia se corromper também. Em outros casos, Deus salva os perversos, caso eles se arrependam dos seus pecados, como ocorreu com Nínive. Mas pode ser que apenas alguns sejam salvos, pois a perversão é maior que o arrependimento, como no caso de Sodoma e Gomorra.

Outro personagem que se acha superior aos outros chamando-os de insetos.
Thanos não tem o direito de fazer o que fez, e diferente de Deus, que é o Criador do universo, Thanos é um genocida (ou seria univercida?) com complexo de que o universo necessita do seu extermínio. Por não ser o criador, Thanos não tem relação com a criação, nem ao menos empatia. Diante do seu poder descomunal, os outros são apenas insetos. É basicamente um consultor resolvendo um problema de recursos. E nisso temos a principal diferença de Thanos e do verdadeiro Deus. 

Enquanto Thanos varre o problema para debaixo do tapete (duplicar os recursos do universo também não resolveria, daria na mesma), a salvação de Cristo transforma a pessoa em seu coração. Thanos transforma o ambiente ou o exterior das pessoas, Deus transforma o coração para que tenham uma visão diferente de vida. E mesmo assim, ainda temos a possibilidade de escolher viver entregues a Deus, dependendo dEle, enquanto Thanos não dá escolha: estalou os dedos e já eras.

Será que se Thanos tivesse feito algo semelhante, resolveria? No caso, mudar a mente das pessoas para que pensem mais no outro, busquem tecnologias sustentáveis, valorizem os recurso... Creio que não, sabe por quê? Ele transformaria todos em marionetes, sem escolha, pois não teria a sensibilidade e o amor que só Deus tem. Ele não se importa com a criação, ele só acha que se importa.

Concluindo, apenas Deus poderia resolver um problema do tamanho do universo. Thanos, mesmo com o poder das joias do infinito unidas, conseguiu apenas atrasar o problema, não solucionar. E de uma forma trágica. Thanos não é um deus, não é o criador de tudo, por isso não sabe a melhor forma de resolver as coisas. Se fosse com Deus, como Ele resolveria? Olha, uma vez Ele precisou alimentar milhões no deserto e mandou comida do céu. Outra vez Ele multiplicou um cesto de pães e um de peixes para alimentar milhares. Acho que Deus arrumaria uma solução interessante para o problema do equilíbrio do universo.

E você, o que acha dessas teorias malucas? Viajei demais? Deixa ai nos comentários.
Abraço!