sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

"Eu não tenho tempo pra fazer isso..."


O ano vai acabar, mas o blog não! E como eu não poderia deixar uma lacuna no ano de 2017, vamos divagar um pouco sobre o tempo e as desculpas que ele carrega.

Provavelmente você já se deparou com alguém dizendo que "falta tempo" pra fazer as coisas. Principalmente quando esse alguém não honra um compromisso e joga aquela desculpa "não tive tempo pra fazer isso", ou "estou com tanta coisa pra fazer, não tive tempo". As vezes o meliante comenta o que fez várias coisas que a impediu de cumprir com o acordado, e depois joga um "por isso não deu tempo". Neste caso, até é aceitável, pois nas entrelinhas ele admite que a desculpa não foi a falta de tempo, mas o fato de priorizar outras coisas. O "não tive tempo" é quase como uma tentativa de ser polido, neste último exemplo.

Quando falamos de compromissos e responsabilidades, a frase do título desse post é a maior desculpa que qualquer pessoa pode inventar, o que, muitas vezes, chega até parecer uma mentira (em alguns casos, de certa forma é). O correto seria o indivíduo dizer que tal coisa não era sua prioridade. Prioridade é a palavra justa.

Veja bem, a primeira definição de prioridade, segundo o Michaelis, é: "Condição ou estado de primeiro; antecedência no tempo e na ordem.". Digamos que você tenha três coisas para fazer, F, G e H. A prioridade que VOCÊ vai definir para cada uma organizará no tempo a ordem em que cada tarefa deverá ser realizada. Se deixar F por último e "não der tempo", o motivo foi não priorizar F. Se F deveria ser finalizado antes, então o problema é também não saber gerenciar o tempo (logo mais falaremos sobre esse assunto).

Dizer que não tem tempo, pra mim, é o mesmo que dizer "estou com outras coisas mais importantes que isso no momento". Quando EU falo que não tenho tempo pra algo, é exatamente isso que estou falando. Mas quando há compromisso e responsabilidade, ai é diferente. Afinal, por que assumir um compromisso se "não tem tempo" pra fazer? "Deixar na mão" não é algo que alguém responsável faz com os outros.

O tempo passa igual para todos. A forma como usamos o nosso tempo é o que define onde estão as nossas prioridades. Minha lista na Netflix está cheia de filmes que eu "não tenho tempo" para assistir, pois tenho outras prioridades. Não há problemas em dizer que falta tempo nesse sentido, pois ninguém está me pagando ou firmou um compromisso comigo para assistir todo o catálogo da Netflix. Mas se eu resolver assistir mais séries e filmes e deixar meus compromissos de lado, seria muito cara de pau dizer para as pessoas que eu não tive tempo. Tempo eu tive, de sobra, mas preferi ficar na frente da televisão, pois era mais importante que preparar aquele discurso que todos estavam contando que eu fizesse, por exemplo.

Você, no dia anterior ao momento em que disse para a professora que não teve tempo suficiente para fazer aquele trabalho que ela pediu pra fazer a duas semanas atrás sobre o teorema de Pitágoras.

Bom, eu acho que já deu pra entender meu ponto de vista, não é? Quando você não honrar um compromisso, não diga que não teve tempo, seja sincero e diga que priorizou outras coisas. E alguns casos, pode ter surgido um imprevisto, como exemplo você teve que passar por uma cirurgia de apendicite (ah, tenho certeza que se tiver imprevisto tu vai falar do imprevisto, né?). Mas por favor, faz um esforço e só se comprometa com o que você pode fazer! Quando não é um compromisso (algo que não envolva as pessoas dependerem de você, como jogar games, por exemplo), eu libero falar que não tem tempo, afinal, fica subentendido e não é um "compromisso".

Vamos falar sobre gerenciar seu tempo.

Ah sim, tem a questão de gerenciar o tempo. Muitas vezes "falta tempo" simplesmente pelo fato de não estabelecermos corretamente a prioridade para as coisas, organizá-las em uma ordem e também por aceitar fazer mais do que podemos (aqui entra o mesmo entendimento do planejamento financeiro: não gaste mais do que recebe!). Se esse é o teu caso, teu problema não é falta de tempo, é falta de planejamento e desorganização mesmo. Algumas dicas de como eu me organizo:

  • Aprenda a dizer não: se tua agenda já está lotada, então tu "não tem tempo" pra aceitar mais aquele compromisso. Melhor dizer não do que deixar o amigo na mão. E não fique só no "não tenho tempo pra mais isso", demonstre que devido à quantidade de compromissos, não tem como assumir mais um.
  • Use uma agenda: se não consegue se organizar nos compromissos, use uma agenda. Eu uso o Google Calendar, mas tu pode usar o que tu quiser, até de papel.
  • Crie lista de tarefas: anote os compromissos e tarefas que precisa fazer. Organize-os por prioridade, lembrando sempre dos prazos. Eu coloco na lista dos "TODOs" (para fazer) até leituras que preciso fazer para cursos e discipulado. Inclusive me ajuda a saber onde parei.
  • Divida grandes tarefas em tarefas menores: se tiver um grande projeto, divida em pequenas tarefas. Por exemplo, um episódio do Podcast PADD tem várias etapas. Cada etapa é uma tarefa. Assim eu não fico preso em uma grande tarefa para resolver.
  • Não procrastine: deixar para depois é o maior vilão de quem ser organizado e comprometido. Se necessário, desative o wifi do celular e feche as abas do navegador que podem te tirar o foco.
Isso é o básico. Um bom planejamento e organização é essencial para não sermos "escravos do tempo". Como diria Cazuza, "o tempo não para", e por isso precisamos aproveitar os segundos, seja produtivamente ou descansando, contanto que estejamos no controle. Mas tem mais um ponto sobre o tempo que eu quero comentar.

Me digas onde investes teu tempo e te direis o que tu amas e o que tem valor pra ti.

Falar de tempo direciona a nossa conversa para longe dos ponteiros do relógio e do movimento de rotação que faz a Terra girar. Tempo me remete a palavras como: responsabilidade, compromisso, prioridade e, por que não, amor. Sim, coloco amor nesse balaio. Sabe aquela frase "tempo é dinheiro" (tem até um filme em que literalmente tempo é dinheiro - In Time / O Preço do Amanhã)? É clichê, mas podemos exemplificar melhor dizendo que tempo é recurso. Nós não gastamos tempo, ou nós investimos, ou nós desperdiçamos. E nós normalmente "investimos" no que amamos ou no que vai nos gerar resultados

Você dando seu tempo para alguém. Não honrar o compromisso com o amiguinho é muita falta de amor.

Nada pior que olhar pra trás e ver que não fizemos nada. Ver que desperdiçamos a vida correndo atrás do vento. Percebendo que aquilo em que investimos o nosso tempo não gerou frutos; foi um desperdício de tempo. Ou pegar o celular, abrir o Facebook, olhar o feed e em um piscar de olhos perceber que 30 minutos preciosos se passaram da sua vida com nada produtivo, que jamais serão recuperados, em troca de algo que só vai ajudar a piorar os problemas na coluna, devido a posição imóvel em que ficou esse período parado olhando para nada de interessante.

Nada melhor que olhar pra trás e perceber que a maratona que percorremos foi bem percorrida. A jornada teve alguns percalços, mas o alvo foi atingido. Perceber que o tempo investido gerou resultado. Resultados positivos, que nos trouxeram alegria pelo sentimento de dever cumprido. Resultados negativos, que nos ajudaram a amadurecer e aprender com os erros. Perceber que nada foi em vão, mas teve significado. Que nós estivemos focados e controlamos o nosso tempo.

Sendo assim, lembre-se que tudo o que você faz é um investimento do seu tempo. É importante equilibrar esse investimento no que ama e no que gera resultados. Mas cuidados com essa dupla. Como Cristãos, o que amamos deve ser o que o Pai ama e os resultados que buscamos devem ser para glorificar a Deus.

Dessa forma, quando você tiver duas opções para fazer, uma para jogar tempo fora e outra para investir seu tempo em pessoas, por exemplo, lembre-se de priorizar a correta, ou dizer não para uma delas. Pois quando chegar a hora, não adianta dizer pras pessoas que você não conseguiu fazer o que pediram (e contavam contigo) porque não deu tempo. Assuma o erro e admita que não fez porque preferiu ficar olhando os stories do Instagram.

Que em 2018 possamos priorizar o que realmente importa para Deus. Que não vivamos de desculpas. E que possamos gerenciar o tempo para Sua glória.

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:" - Eclesiastes 3:1 (NVI)

Ps: como este texto foi escrito às pressas e "por partes", pois fui escrevendo no tempo livre das últimas semanas (tinha outras prioridades), talvez ficou meio "recortado". Mas acho que deu pra entender que temos que parar de dar desculpas e nos organizar melhor, e principalmente, se formos muito atarefados, priorizar o que realmente importa. Na real, esse resumo no postscriptum já é suficiente para dizer o que eu queria. Eu poderia ter apenas postado no Twitter, mas como queria um texto para 2017, então tá ai. hahahahaha