sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sono

Esse sou eu.

Como é bom dormir. Eu sim posso considerar-me uma pessoa sonífera. Eu gosto de dormir. Mas, com tudo que faço, eu durmo pouco. E isso além de não ser bom, não é saudável. Posso dizer que tenho péssimos hábitos para dormir. Vamos ver se vocês me entendem.


Eu preciso acordar todos os dias por volta das 7 horas da manhã (varia até umas 7 e 15). Veja bem, eu preciso acordar este horário, para ir trabalhar. Mas não é exatamente esse horário que eu acordo todos os dias. Adiante, preciso acordar este horário, porém, vou dormir sempre meia noite passada ou no máximo quinze pra meia noite. Isso me dá menos de 7 horas de sono. Porém, meu metabolismo precisa de 8 (ou um pouquinho mais). E isso, me acaba. 

O cansaço é grande. Veja bem, eu durmo pouco porque não tenho tempo (lá vamos nós novamente) livre o suficiente para fazer as minhas coisas. Se fosse assim, eu trabalharia, iria pra faculdade, e dormiria. E meus outros compromissos? Como ficam? - Ah, é fácil, - um leitor mas rápido diria - é só você não fazer mais nada e só trabalhar e estudar. Mas me diga uma coisa, isso é vida? Eu procuro aproveitar a minha vida. Apesar de não transparecer, de parecer que isto me cansa, de o "tempo passar mais rápido", eu procuro aproveitar o tempo que estou aqui para fazer aquilo que JC deixou pra mim fazer. Ele me deu dons para aplicar à sua obra.

Efésios 4:11-13 11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 

Se eu recebi o dom de tocar instrumentos e cantar, eu preciso fazer isso. Se eu tenho o dom de liderar, preciso aplicar isso a Sua obra. Não recebi esse dons por mero acaso ou para utiliza-los de forma errônea. Lembre-se da frase do filme do Homem Aranha: "Grandes poderes exigem grandes responsabilidades." Um dom não deixa de ser um "poder" que deve ser usado com responsabilidade para a Glória do Pai. 

Pois então, voltando a falar de dormir (aliás, que sono). Dizia eu que a aritmética que eu durmo pouco. Pois bem, tento recuperar esse "sono perdido" nos domingos (raramente) e quando tiro férias. O problema é que nessas férias eu não descansei, por assim dizer. Bem, semana que vem vou ficar uma semana de molho, pois tirarei mais dois cizos, então vou descansar :P 

Mas essa minha rotina de sono não é nada saudável, como comentei. Os problemas de dormir pouco são imensos. Veja:


A curto prazo: Cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda de memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração
A longo prazo: Falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória

Nesse ponto eu começo a me preocupar. O assunto é sério bixo. Minha mãe, minha noiva já me orientaram que tenho que dormir mais cedo. Estão certas, mas não tenho o que fazer. Eu me organizo, estabeleço horários, mas sempre acabo por ir dormir perto da meia-noite. E não tem o que fazer (pelo menos algo que eu saiba). Por exemplo, ontem fui dormir meia noite e quinze (mais ou menos) pois fiquei tirando/treinando uma música nova para o ensaio sábado. Isso eu não tenho como fazer no trabalho, por exemplo. E é uma tarefa que requer repetição, e tempo. Mas claro, foi só ontem, durante a semana toda. E veja como já estou sofrendo os efeitos, não lembro direito o que fiz quarta-feira de noite! Ah, agora (parei 1 minuto para pensar) lembrei que visitei o meu discipulador. Como poderia esquecer né? Tivemos uma ótima conversa e comi um arroz com guizado e batatas (cara, isso é muito bom). Agora já lembro do que fiz todos os dias dessa semana hehehe 

Bem, sendo assim, posso dizer que continuarei na mesma. E posso dizer também, que daqueles sintomas de curto prazo, 90% eu já tenho e já aparecem alguns de longo prazo (veja bem, desde a época do colégio eu já não dormia tanto assim. Sempre chegava atrasado. Pode perguntar pro meus ex-colegas). E antes que escrevam nos comentários "eu durmo 4 horas e pra mim é o suficiente" e blá blá blá, pesquisem no google e aprendam que cada metabolismo é diferente. Meu metabolismo precisa de 8 horas de sono. E é assim mesmo. Quando durmo menos, falta. Quando durmo mais, acordo meio "grogue". 

E pra finalizar, isto não é uma reclamação, ok? Eu estou feliz como estou. :)