quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Tempo

     O tempo é algo que é difícil de explicar. Ele muda a todo o momento. Ele faz parte de nossas vidas e a divide em épocas. Nossa vida nunca será a mesma, graças ao tempo.
     Veja bem, atualmente eu posso dizer que 24 horas é pouco para um dia, e 7 dias é pouco para uma semanas. Os anos estão passando depressa. E tenho certeza, que se eu tivesse um dia de 36 horas, eu reclamaria e pediria um de 48, pois 36, convenhamos, é muito pouco. Mas já foi diferente. Alguns acreditam que o motivo disso tudo está baseado em teorias ligadas as frequências do planeta que incidem sobre nós. Balela. Eu acredito na minha teoria.
      Lembro-me de quando era menor. Tudo era mais simples, tudo era mais fácil. Ah, bons anos aqueles. Não haviam preocupações, compromissos, responsabilidades. O tempo demorava para passar. Longas tardes brincando. Longas noites brincando. Perdi as contas de quantas vezes varei a noite assistindo filmes no Corujão, InterCine e cia. Na escola, o tempo passava normal. As semanas acabavam devagar, e o fim de semana também demorava. Conforme cresci, somente foi adicionado as responsabilidades da escola, mas nada demais. E como o tempo é um fanfarão, não? Quando o conteúdo era chato, demorava a passar. Quando fazíamos um trabalho, ele passava voando. Certo que o tempo não gosta de mim.
     Então, chegou o momento em que comecei a trabalhar. Ai a coisa complicou. Estudar, trabalhar, e a noite, sobrava o tempo para o resto. Mas ainda havia o final de semana, para ensaiar com a banda, e outras atividades. Até ai, o tempo havia amadurecido um pouco só. Deixou de engatinhar para caminhar. O problema foi quando ele aprendeu a correr. Nesta época eu havia acabado o período escolar e começado a trabalhar em período integral, levando uma namorada de bônus. O tempo correndo, passando rápido, mas dava para aproveitar as situações do cotidiano. Depois entrei na faculdade - trabalhando de dia, e estudando de noite. E após, comecei a participar de ministérios. Soma-se com as bandas, e tá feito o tempo a jato. 
     Imaginem conseguir assimilar trabalho, estudo (faculdade hein), namorada, ministérios, banda, academia, e mais outras coisas nas horas diárias. Ou seja, tu não para (inclusive nos finais de semana). E adiciona ai, que como comecei a trabalhar cedo, não tive uma "adolescência" completa, por assim dizer. Assim, comecei a me organizar. Sempre fui muito organizado, e gosto de honrar minhas responsabilidades. Algo que aprendi com meu pai, pois ele sempre foi muito desatento em honrar promessas e compromissos (ou seja, aprendi a fazer o inverso). Mas eu o amo igual. Continuando, eu era um garoto ocupado. E nesta altura do campeonato, você deve estar pensando, "onde ele quer chegar com tudo isso"? Espera um pouco. Deixa eu fazer minha retrospectiva que eu já chego lá.
     Com todos estes compromissos, o tempo literalmente passou a voar. Hoje, mesmo com menos compromissos (mas com mais responsabilidades nos compromissos que tenho), não vejo mais o tempo passar. Foi-se o tempo em que comentei anteriormente, em que eu conseguia saborear cada segundo da minha vida. Hoje o tempo passa tão rápido, que outro dia eu estava começando 2010. Já estamos em 2011. Falei outro dia para um amigo: "espera um pouco que já é ano novo novamente". Nem parece que fazem 4 anos que o Inter ganhou o mundial (e passou os outros anos sem brasileiro). E o tempo nos prega peças. Outro dia (tempos atrás) não sabia nem direito minha idade. Eu estava dizendo que tinha um ano a menos lol. Estamos vivendo alucinados, na correria do dia a dia de tal forma que estamos perdendo a noção de tempo. Eu, neste momento, não consigo dizer se estou a 1 ano ou a 2 anos no ministério de liderança de jovens. Eu precisaria parar 5 minutos para pensar e analisar os fatos. 
     E agora, qual é a minha teoria? O tempo continua a mesma coisa. Não mudou nada. Nós mudamos o nosso próprio tempo. Da mesma forma como quando fazemos algo que gostamos ele "parece" passar depressa, ou quando fazemos algo que não gostamos ele passa a passos de lesma. Já tentou esperar na fila de um banco quando você está com pressa? Se olhar pro relógio, perdeu playboy. Tenho certeza que você olhará novamente e terá passado 53 segundos. 
     Muitos dizem que o tempo é psicológico. Eu digo que não. A forma como você o tempo é psicológica. O tempo não muda. Deixa de lado essas ideias. Por isso hoje eu digo, o tempo está passando rápido (aos meus olhos, tá. Olha a contradição), estou ficando velho mais rápido (baita dor nas costas!), mas o principal, eu estou feliz. Feliz porque estou fazendo o que gosto. Feliz porque estou conseguindo cumprir com meus compromissos (deverias ver minha agenda kkkk). Feliz porque estou fazendo a diferença. E vou falar para vocês, tirar férias é bom, para descansar (é necessário), mas não me vejo em casa sem fazer nada (tipo, sem trabalhar). Deve cansar bem mais. 
     Por isso o tempo é um cara complicado. E para finalizar, deixo para vocês a musiquinha do Oficina G3 pra vocês relaxarem depois dessa longa leitura.