quinta-feira, 28 de março de 2019

DOGE: 4 perguntas para fazer antes de qualquer decisão

DOGE
Você já se perguntou se o que você quer fazer é pecado ou agrada a Deus, quando não está especificado na Bíblia? Ou como tomar aquela decisão? A Bíblia é completa, porém, muitas vezes gostamos de complicar e não encontramos de forma específica se algo "pode ou não pode". Apesar disso, a Palavra de Deus tem a resposta para essas coisas. Vamos lá!

Alguns anos atrás, tive a ideia de fazer uma tatuagem. Não era algo superficial, mas algo com significado, apenas pra mim, relacionado com o meu novo nascimento em Cristo. Então surgiu a dúvida: Cristão pode fazer tatuagem?

Apesar de ser um assunto polêmico, a Bíblia não proíbe um Cristão de ter uma tatuagem (a não ser que force alguns versículos fora de contexto). Por outro lado, a Bíblia também não diz que pode. Na realidade, as Escrituras não falam sobre um Cristão ser tatuado, simplesmente porque a mensagem do Evangelho não tem relação com isso. Não é algo importante, não tem relação com as boas novas. Então, não faz sentido os autores dos evangelhos e das cartas falarem "pode ou não pode fazer tatuagem".

Eu já tinha esse conhecimento, e mesmo em paz comigo, visto que eu tinha um propósito (não era algo superficial), resolvi pesquisar sobre o assunto, para ver se achava algo sério orientando que fazer uma tatuagem não era uma boa ideia. Foi então que encontrei este texto do Voltemos Ao Evangelho.

O texto conta com três respostas (dá uma lida lá, vale a pena), mas gostaria de focar na "resposta pastoral" de João Vitor. Ele coloca 4 questões para se discernir o que é certo ou errado perante Deus, principalmente quando a Bíblia não fala especificamente sobre o assunto. Podemos utilizar essas perguntas para qualquer coisa, até mesmo quando temos aquele "segredinho" e gostaríamos de saber se podemos "compartilhar como pedido de oração" (não pode, é só uma forma gospel para fofoca), por exemplo. E para facilitar lembrar, alterei a ordem das questões e criei um acróstico, visto que a ordem não importa, já que todas as respostas devem ser verdadeiras para passar pelo filtro. Eis o filtro DOGE:
  • Dominar: o que estou prestes a fazer pode me dominar? Originalmente, não fomos criados para sermos dominados pelo pecado. Uma vez com o Espírito Santo vivendo em nosso coração, devemos ter o domínio da nossa vida e das nossas vontades para deixar apenas o Espírito Santo agir. Se isso pode me dominar (um vício, perder o controle da situação, colocar Deus em segundo lugar...), devemos evitar. Como Paulo diz:
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.1 Co 6:12 (NVI)
  • Ofender: o que estou prestes a fazer pode ofender alguém ou escandalizar? Isso serve tanto para nossos irmãos em Cristo, como para ser exemplo para os descrentes, de modo a não ofender a Deus pelo testemunho negativo. Se você precisa tomar uma decisão importante que envolve sua congregação, considere conversar com sua liderança. Se a decisão envolve a família, converse com seus familiares. Se envolve você mesmo, reflita na mensagem que você passará. Não precisamos provar nada pra ninguém, mas nosso testemunho é sempre observado! Afinal, somos "sal da terra e luz do mundo". Um trecho de Paulo e outro de Pedro comentando o que acabei de falar:
Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. - 1 Co 8:13 (NVI)
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. - 1 Pe 2:12 (NVI)
  • Glorificar: o que estou prestes a fazer glorifica a Deus? Fomos criados com o propósito de glorificar a Deus. Nossa principal "função", como servos de Deus, é adorá-Lo (até amar o próximo deve ser com o propósito de amar a Deus). Com seu sacrifício, Jesus nos dá a possibilidade de voltar a viver essa vida de adoração. Qualquer coisa que fizermos conforme a vontade de Deus, com o Espírito Santo nos guiando, irá glorificar a Deus. Por isso, se a resposta for que não glorifica a Deus, com certeza é pecado e fruto da nossa própria vontade carnal, não do agir do Espírito Santo de Deus.
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. - 1 Co 10:31 (NVI)
  • Edificar: o que estou prestes a fazer é algo edificante, útil ou proveitoso? Fazer o que é inútil ou que destrói vai contra o mandamento de amor ao próximo, caso esteja relacionado com outra pessoa. Se for algo inútil, sem propósito, talvez seja melhor pensar em algo melhor para fazer no lugar. Paulo demonstra que temos liberdade, mas essa liberdade não é o mesmo que libertinagem:
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. - 1 Co 10:23 (NVI)

Não confundir DOGE com Dodge.
O acróstico "DOGE" simplifica para lembrarmos desses 4 pontos. Porém, vale citar que essas perguntas não devem ditar o nosso padrão de vida. Nosso padrão deve ser Jesus Cristo! Do contrário, transformamos esse filtro em um deus para agradar, ao invés de viver para Cristo! Esse filtro é apenas um termômetro das nossas decisões, para medirmos nosso relacionamento com Deus antes das ações. Ou seja, se estamos frequentemente nos fazendo as perguntas e percebendo que o nosso desejo não passa no crivo, provavelmente estamos tentando viver mais por nós do que por Deus, visto que nossa mente não está em sintonia com o Espírito Santo.

Em outras palavras, o que realmente importa é o propósito, onde está o nosso coração. Vai além do "pode ou não pode"! Aliás, vou deixar que Jesus fale sobre isso:
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. - Mt 6:21 (NVI) 
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. - Mt 15:18 (NVI) 
Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. - Mt 12:34 (NVI) 
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. - Mt 15:19 (NVI) 
‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. - Mt 15:8 (NVI) 
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. - Mt 22:37 (NVI) 
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. - Mt 11:29 (NVI)
Jesus demonstra em diversos contextos diferentes que o coração é uma peça fundamental no nosso relacionamento com o Pai. Podemos fazer tudo certinho, até mesmo avaliar com as perguntas citadas e só fazer o que passa pelo filtro, mas se em nosso coração deixarmos de fazer algo "por causa das perguntas", por exemplo, nossa motivação não está em ser um servo de Cristo, mas em cumprir regras. Apenas trocamos a Lei por 4 perguntas.

Muito bem, então entendendo que o filtro DOGE não é um conjunto de regras, mas apenas um filtro para nos ajudar na caminhada com Cristo em momentos de dúvida, busque a Deus em primeiro lugar, seja um verdadeiro discípulo e servo de Cristo, viva como um filho de Deus que o adora em espírito e em verdade. E quanto estiver diante de uma situação que pintar alguma dúvida, não hesite em perguntar se isso pode te dominar, ofender alguém, glorificar a Deus e é edificante. Se não passar no filtro, não faça e ore a Deus pedindo por sabedoria, pois, como Tiago diz, basta pedir. Até porque, para sermos semelhantes a Cristo, sabedoria é algo importante para que todos sejamos maduros e íntegros:
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. - Tg 1:2-6 (NVI)
Abraço e até mais!