quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Escutei 7 podcasts sobre Batman vs Superman

Essa super arte é uma homenagem aos meus amigos designers. Quase usei Comic Sans.

Você já assistiu Batman vs Superman: Origem da Justiça? Não? Então nem continue, pois teremos alguns SPOILERS ;)

Se já assistiu, senta que lá vem textão.

Então, como o título diz, eu escutei 7 podcasts sobre Batman vs Superman. Na verdade 8, mas o RapaduraCast 477 não coloco na lista porque fala sobre a versão estendida do filme. E falando sobre versão estendida, é importante citar que foi essa a versão que eu assisti do filme, pois quando fui pro cinema assistir a versão "original", os ingressos estavam esgotados. Acabei assistindo outro filme e não consegui assistir depois, pois saiu de cartaz.

É importante já citar que eu gostei e não gostei da versão estendida. Dei nota 3/5 no Filmow. Achei que em muitas partes o filme foi confuso, talvez porque foi mal cortado. O filme é bonito, mas é pesado e lento. Também cito que não conheço o universo da DC nos quadrinhos, e nem curto Liga da Justiça. Eu gosto do Batimão, e um pouco do Superomão

O motivo do post é porque esse filme teve um hype tão grande que 7 dos podcasts da minha lista de feeds resolveram falar sobre ele. Sério, todos os outros grandes lançamentos não tiveram tanta movimentação na minha lista de feeds como esse filme. Então decidi fazer um teste, que muito é debatido na comunidade do podcast brasileiro: podcasts sobre o mesmo assunto são diferentes? Defende-se que escutar podcasts sobre o mesmo filme, por exemplo, é motivado para "saber a opinião do podcasters". Mas até onde a "opinião dos podcasters" realmente agrega? Afinal, se eu estou escutando um podcast (e investindo meu tempo nele) eu quero que no mínimo ele me agregue algo, não é (até mesmo os podcasts de humor podem agregar, mesmo que seja com a "alegria momentânea)?

Resolvi escutar todos, para ver o que aconteceria. Será que agregaria uma infinidade de conhecimentos sobre o filme, além de opiniões embasadas de várias pessoas diferentes? Ou ouviria apenas mais do mesmo? 

Vale fazer mais um disclaimer: meu objetivo não é falar mal dos podcasts. Todos os podcasts foram bons. Se estão na minha lista de feeds, é porque eu gosto. BTW, eu só compartilho no Twitter podcasts que eu gosto e que acredito que possam agregar algo a quem me segue, e eu compartilhei os 7! Então, esse post é para fins comparativos, para saber se vale a pena ouvir vários ou não. Não é para analisar os podcasts individualmente. Feito isso, vamos falar sobre os podcasts que escutei.

Os podcasts que escutei (em ordem de "escutada") foram estes (LINQUINUPOUST no nome e duração do lado):



Aproximadamente 10 horas e 58 minutos de podcast. Não dei preferência para nenhum. Simplesmente escutei na ordem em que apareceram no meu feed. Vale citar que todos foram baseados na versão de cinema, que não foi a que eu assisti. Isso até me motivou mais a escutar, para pode comparar o que eu vi a mais na versão que assisti. 

Mas e ai, acha que vale a pena escutar tudo isso? Já respondo: não. Explico a minha opinião.

Apesar de algumas particularidades, os seis primeiros podcasts da lista (depois falo sobre o sétimo) falaram de basicamente as mesmas coisas. Mesmos elogios, mesmas reclamações. Parecia que ao começar o próximo podcast eu estava escutando o podcast anterior. Para não ficar monótono, eu intercalei com outros episódios de podcasts, sobre outros assuntos. Mas a repetição foi tão grande, que depois de ter passado uma semana que escutei, ainda lembro dos pontos principais comentados nos podcasts. São eles:

  • O filme não tem roteiro. 
  • A aparição de um tal Darkseid (como disse, não leio os quadrinhos) divide opiniões. Alguns acharam a maravilha do mundo, outros não perceberam, e outros acharam desnecessário.
  • Ninguém gosta da Martha.
  • Zack Snyder só sabe fazer videoclipes.
  • Mulher Maravilha salvou o filme. Mas sua aparição foi desnecessária.
  • Save Martha foi criticado mesmo (ok, até eu achei péssimo isso).
  • A aparição dos outros meta-humanos (Flash, Aquaman, Cyborgue) deveria ser pós-créditos. A forma como ocorreu foi "mal aproveitada".
  • Se o Batman estiver te matando, basta dizer "Martha" que ele para. E ninguém gostou disso.
  • A propósito, uma grande discussão foi travada em cima de "o Batman matou?".
  • Ninguém sabe como Lois Lane apareceu no meio da batalha. A versão estendida corrige isso.
  • Ninguém entendeu porque o Superman não falou Martha desde o início.
  • Lex Lutor é o Mark Zuckerberg. Uma minoria gostou, mas a maioria acho muito criança.
  • Lutor foi comparado com o Coringa.
  • Lex tem cabelo.
  • Zack Snyder é um ótimo diretor... de videoclipes.
  • O Apocalipse foi mal aproveitado.
  • Batman salvar a Marta foi legal. A luta foi legal.
  • A morte do Superman foi desnecessária (e mal aproveitada).
  • Lex Lutor não sabe escolher o local para seus servidores.
  • Superman não viu a bomba na cadeira de rodas e por isso é noob (na versão estendida é demonstrado que a mesma estava protegida por chumbo, explicando o motivo. O que faz com que a Lois vá correndo avisar o Clark.)
  • Mais discussões sobre a Martha.
  • O cara que vai assistir não precisa conhecer os quadrinhos para entender o filme.
  • Mas o filme pode ser entendido sem os quadrinhos, o fã só vai pegar os easter eggs, como o tal Darkseid e o Superman do mal.
  • Reclamaram do Flash do futuro.
  • E continuaram reclamando que a Martha é o que une a galera.
Isso é o que eu percebi de semelhante nos podcasts que citei. Depois do terceiro, tive a sensação que alguém vazou uma pauta no Google Drive e todos usaram ela para gravar "suas opiniões".

Antes que alguém venha com mimimi, é obvio que ao gravar sobre o mesmo assunto, no calor do momento e com a Internet debulhando informações, os podcasters vão falar de forma semelhante e as chances de reclamarem e elogiarem as mesmas coisas são enormes. A questão que estou levantando é: vale a pena escutar todos? Será que eu não posso escutar um ou dois, os que mais gosto, e considerar que, naqueles que não escutei o fanboy vai elogiar as mesmas coisas e o hater vai passar o episódio inteiro reclamando da Martha e das comparações com os quadrinhos?

Depois dessa experiência, eu considero que, se você não tem tempo, não vale a pena escutar todos. A similaridade dos episódios foi muito grande. E eu não estou falando sobre gostar ou não gostar de uma cena, mas porque todos se focaram em falar as mesmas coisas. A exceção ficou com nosso sétimo podcast da lista, o último que escutei, o OsPiáCast.

No episódio do OsPiáCast eles também reclamaram da Martha. Também teve um fanboy elogiando e defendendo tudo no filme. Também teve opiniões diversas. Também teve o mimimi dos outros. Mas eles tiveram um diferencial. Enquanto 6 podcasts me adicionaram o que apenas um podcast poderia me agregar, o sétimo podcast adicionou mais conteúdo, falando sobre o histórico dos protagonistas, comparativos, explicações sobre pontos interessantes, entre outros. No fim, parece que eu escute apenas dois podcasts.

Dessa forma, concluo que quando muitos podcasts sobre um mesmo tema (que seja hype, como um filme ou série, por exemplo) são lançados no calor do momento (logo depois da estréia do filme, por exemplo), não vale a pena escutar todos. Se você conhece os podcasters, escolha uns dois ou três que você considera que terão opiniões diferentes, que vão trazer conteúdo diferente e vão te ajudar a refletir com perspectivas diferentes.

Enquanto isso, fico na espera do episódio do Pupilas em Brasas, que sempre traz à tona temas relevantes e originais em cima de filmes.

E você, escuta todos os episódios sobre um filme, ou seleciona alguns? Acredito que acabarei sempre dando chances, já que minha lista de episódios em espera está pequena agora hehehe

Ps.: um fato interessante é que o participante que mais falou no episódio do OsPiáCast quase não teve vez para falar em um dos outros 6. Se tivessem dado mais espaço, teria agregado mais.