quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Guerra e Paz - Holy Factor



Voltei! Sim, mesmas desculpas, falta de tempo blábláblá, faculdade blábláblá, outros projetos e blábláblá. Mas me obriguei a voltar pra fazer um"breve" resenha do CD da Holy Factor, banda do meu brother Luis Vulcanis, lançado hoje, 11 de Novembro de 2015 (caso tu esteja vendo isso no futuro).

Antes, algumas considerações. Primeiramente, não curto muito punk rock (e se você não curte punk rock underground independente ultra mega blaster, nem continue, pois hoje o post é sobre isso). Já gostei mais, mas atualmente minha vibe é mais trash metal, heavy metal, blues rock, vários rocks, e podcast. Este, inclusive, o que mais escuto ultimamente. Segundamente, apesar de não ser meu som preferido, reconheço o punk e sua importância, bem como entendo a cena underground do mesmo, que é o caso da Holy Factor (conheço mais agora por causa do podcast do Luis, o Esconderijo Underground). Terceiramente, não sou um crítico musical, então se esperava alguém gabaritado, tá lendo o texto errado.

Vamos falar do CD, pois é pra isso que esse post foi feito. Fui um dos 5 escolhidos para receber o CD horas antes do lançamento. Recebi o mesmo com grande honra e não achei digno apenas escutar sem comentar sobre ele. Eu iria esperar até hoje para escutar, mas não aguentei e só dormi depois de escutar todo o CD. E hoje escutei mais algumas vezes. Não tenho o costume de fazer isso, mas ninguém nunca me enviou um CD antes do lançamento, então me achei importante.

Fazendo jus ao "independente" e à filosofia DIY (do it yourself - faça você mesmo, traduzindo literalmente) do punk, a Holy Factor gravou seu CD em casa em um home studio. A produção e masterização é toda do Luis Vulcanis (parabéns brother, muito bom!). Por esse motivo, decidi que não iria "cobrar muito" da qualidade sonora do CD, mas não precisei disso, porque ao começar a escutar eu me surpreendi. E quando digo isso é porque eu esperava algo de baixa qualidade, pois já escutei muito CD punk (falei que já tive uma fase...) independente com qualidade horrível (apesar que nem sempre isso é um ponto negativo, pois dependendo da filosofia dos caras, quanto mais "cru" for o som, melhor. Eu não gosto, mais ai é "gosto" mesmo), mas não foi o caso das gravações que chegaram para mim ontem de noite.

Guerra e Paz foi gravado apenas pelo Luis (Baixo e Voz) e David (Guitarra). E a batera? Bom, como baterista, eu consegui perceber que a bateria é eletrônica, mas é quase imperceptível (só percebi com fones de ouvido), por causa da boa qualidade e do trabalho de mixagem. Percebi porque a caixa de Deus Tudo Vê entregou, mas no resto está ótimo, sem ser aquele negócio mecânico e perfeito que nenhum humano é capaz de tocar. Também curti os arranjos de batera, bem trabalhados. Esse ponto da batera elevou bastante minha visão sobre o CD, tamanho esmero. Vale citar que os volumes dos instrumentos estão bem equilibrados, o que permite apreciar o baixo do Luis e os riffs de guitarra bem marcados do David.

O CD contém 10 músicas, com letras falando sobre assuntos relacionados a guerra espiritual, desde questões sobre o aborto, até o contraste entre o nosso relacionamento com Deus no mundo que vivemos, com margem para letras "evangelísticas". As músicas são diversificadas, com ritmos frenéticos e agitados, músicas mais quebradas, outras melódicas, enfim, não é um CD em que todas as músicas parecem a mesma música (era esse o ponto que queria chegar).

Escutando o CD, bateu um sentimento nostálgico. Lembrei do punk rock mais hardcore com a música Assassinos, lembrei dos anos 80 com a Melhor Amigo, lembrei do grunge com Compreensão, lembrei um pouco do punk rock gaúcho com Se Jesus Voltasse Agora... Não estou dizendo que são esses os estilos, mas sabe quando tu escuta ou vê algo e rapidamente assimila com outra coisa? Então.

Eu poderia falar de música a música, sobre minhas impressões sobre a melodia e letra, mas já disse que não sou "um crítico". Sou apenas um ouvinte (honrado) deixando minhas impressões generalizadas sobre o lançamento da Holy Factor. E falando em generalizar, percebe-se uma centralidade clara em Jesus Cristo nas músicas. Nesse sentido, os "louvores" da Holy Factor tem mais conteúdo que muito "gospel" que tem por ai. E fazendo um link com o título do álbum, somente Ele pode nos ajudar na "guerra" e nos dar "paz". :)

Sobre comentários negativos, eu poderia falar de Deus Só Quer Te Ajudar, por causa do vocal ritmado e bem marcado, porém, não posso, pois isso é uma característica muito presente do punk rock. Se eu falar uma coisa dessas, os punks vão me apedrejar ahahaha Depois de escutar algumas vezes, me acostumei =P Então, tudo de boa gente!

Para conferir quais músicas estão presentes no CD, veja na imagem a capa traseira.


Menção honrosa para a última música, Vai Acabar, que é literalmente para acabar.

Para contatar eles, acesse a página da Holy Factor no Facebook.
Para escutar o álbum, acesse este link. (eles disponibilizaram o download gratuito, então pode baixar lá também ;) Só clicar em Buy Now com valor 0)