terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O valor do esforço

Enfim, tempo pra respirar =D

[narrador do Pateta mode ON] Ah, o final do ano. Ah, um novo ano. [narrador do Pateta mode OFF] Pra ser bem sincero, isso não faz diferença nenhuma pra mim. A "virada de ano" não me remete a nada de especial. A parte boa dessa época do ano é aquela respirada que podemos dar ao ter aquela folga da faculdade e de outros projetos. Aliás, é sobre isso que eu vou falar hoje: faculdade, projetos, e como eu fiquei mais um ano sem escrever nada.


Pois bem, o ano de 2014 foi tenso. Não gosto de retrospectivas (não sei explicar o motivo), por isso essa não será uma. Veja bem, retrospectivas são retrospectivas (não diga!). Nesse post focarei em alguns pontos apenas. Mas antes vamos fazer uma retrospectiva de 2014. Rá, to de brinks. Mas só pra lembrar, meu último post foi a 11 meses atrás. Só pra ter noção do ano...

Não, eu não comprei um carro-forte!

Voltando ao ano de 2014, o esquema foi tenso. Principalmente na faculdade. Esse foi o "ano do TCC". Para os que não conhecem o mundo acadêmico, o Trabalho de Conclusão de Curso (ou apenas TCC, para os mais chegados) é, praticamente, a etapa mais importante da formação universitária. E normalmente é realizado no final do curso, o que não é o meu caso, pois fui esperto e adiantei um ano ;)

No primeiro semestre do ano, fiz o TCC I, e no segundo semestre, o TCC II. Só que o esquema é puxado. Até então, durante toda a faculdade, eu (quase) não havia investido noites e finais de semana em trabalhos e projetos. Esse ano foi diferente. Recusei inúmeros convites em noites e finais de semana para investir no amado TCC. No segundo semestre, inclusive, fiz em paralelo a disciplina de Empreendedorismo, que tomou o resto de tempo e energia que me sobravam (valeu cada gota de suor!). 

Em paralelo à faculdade estava o gerenciamento do PADD, que já comentei aqui. Nesse ano, crescemos consideravelmente, tanto em colaboradores quanto em acessos. Enquanto novos colunistas apareciam para criar conteúdo original para o blog, as visitas ao site cresciam entre 20% a 40% por mês. Tivemos que procurar mais designers, para suprir a demanda de posts. Alguns colaboradores cansaram, e pararam de contribuir. Outros continuaram, e passaram a tocar mais e mais vidas. 

A duplinha de siglas TCC e PADD me desgastaram bastante esse ano. Junto delas posso adicionar os ministérios na ABBG (olha ai outra sigla!), trabalho e namoro noivado (sim, eu noivei esse ano). Bem, provavelmente quem lê esse blog já sabe disso, pois é sempre a mesma história, certo? Mas não é disso que estou falando hoje, não é? Estou falando do final do ano!

Ao chegar essa época, em que os projetos começam a ser finalizados (nem todos) e começa a aparecer uma folga para a mente e para o corpo, olho para trás e penso: "valeu a pena?' Quer saber a resposta? Valeu cada fluído líquido secretado pelas minhas glândulas sudoríparas!

Os finais de semana, noites, DIAS, investidos no TCC me proporcionaram um 9.8/10 na primeira etapa e um 10/10 na segunda etapa, envolto de elogios na banca de avaliação. De fato, a finalização do trabalho levou mais de 100 horas só no arquivo de texto, sem contar a aplicação do estudo de caso, pesquisa, configuração de servidores, entre outros. Sim, deu trabalho, mas no final, o resultado foi mais do que o esperado.

O PADD cresceu, e gerenciar esse grande projeto valeu por cada comentário e e-mail dizendo que um podcast ou texto (de um dos nossos colaboradores) edificou ou mudou a vida de alguém. É gratificante ver como a tecnologia pode auxiliar na Palavra de Deus, aproximando pessoas de tão longe, que encontram em um texto a esperança para sua aflição. Aliás, uma das nossas colunistas surgiu ao ser tocada por um dos nosso textos! 

Os ministérios na igreja deram resultado, principalmente o grupo célula em que sou facilitador. Ver um membro testemunhando na frente de quase 100 jovens que entendeu a visão que eu tinha para o grupo e que realmente se sentia em uma família não tem preço.

De fato, toda a energia gasta, todas as noites em que eu dormi pouco, todo o cansaço mental e físico suportado, foram recompensados por coisas que não são possíveis de comprar em lojas ou em qualquer lugar. E eu agradeço por tudo isso a Deus, pois tenho convicção que, apesar de eu ter "me afastado" um pouco dEle esse ano, Ele demonstrou que nunca saiu do meu lado. 

Por isso que, nessa época, em que meu corpo e mente podem repousar, sou grato por ter alcançado meus objetivos e me esforçado para tal. Como diria uma letra interpretada por Renato Russo (fora de contexto, eu sei, mas que seja): 
"Quem acredita sempre alcança".
Eu sempre confiei, não em mim mesmo, mas em Deus. E alcancei!

Tá ligado no "1% de inspiração e 99% de transpiração"?

Que 2015 eu possa ter a mesma dedicação e esforço, para poder chegar no fim do ano exausto, mas com a sensação de dever cumprido. E eu te desejo o mesmo. Se você passou o ano todo sem investir em nada, mude isso para 2015. Faça a diferença no próximo ano. Mas se esforce, pois os resultados não vem sem esforço algum. Que o meu relato sirva de motivação, para que você possa ter o mesmo final de ano que eu tive.

Abraço

Não prometo posts novos todo mês hahahahaha