quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Silêncio de Deus


Esse ano Deus falou muito comigo em diversas ocasiões. Infelizmente, não consegui comentar todas no blog. Mas há uma em específico que eu não posso deixar de falar. Um episódio da minha vida que resultou em uma grande mudança. Então, senta que lá vem a história.

O episódio ocorreu no fim de Outubro e começo de Novembro. Mas toda a situação estendeu-se por um longo período anterior. Deus falou duramente comigo dias antes do nosso acampamento, e no mesmo dia que voltamos da Abienal. Deixa eu explicar do início.

Por um longo período de tempo, eu orei por minha família, para que a mesma pudesse se unir em nome de Deus. Eu tentei várias vezes fazer mudanças, mas hoje vejo que eu as fazia por vontade própria, pois desistia logo depois, devido a não ver resultados rapidamente. Por mais que eu orasse, eu queria fazer aquilo sozinho. E nunca dava certo. Na minha mente, criou-se que o problema não era eu, e apenas eles.

Paralelo a isso, meu estresse de "não conseguir ouvir a Deus" (nessa situação) começou a aumentar. Começou a me afetar "fora" de casa. Eu já não era o mesmo. Tudo parecia complicado, e minha paciência se esgotava rapidamente. Em ministérios, no trabalho, na faculdade, eu não tinha mais paciência para escutar.


Entenda que, mesmo assim, eu ainda tinha uma intimidade com Deus. O problema é que, como eu queria ajuda para resolver os conflitos dentro de casa e não permitia que Ele me auxiliasse, eu comecei a me afetar fora também. Eu estava cansado. Muito cansado. Por minha própria culpa eu estava vivendo o "Silêncio de Deus" dentro de casa, e isso estava criando um fardo que me atrapalhava em outros projetos e responsabilidades. Mesmo assim, eu ainda acreditava que o problema não era eu. "Eu tentei mais que uma vez", eu pensava. Mas nunca parei para pensar se eu tinha deixado Deus tentar no meu lugar. Até então, eu achava que sabia o que realmente é temer a Deus e ser dependente dEle. Até que chegou a Abienal.

A Abienal é um evento realizado a cada dois anos em que todas as Alianças Bíblicas se reúnem para se reencontrar e debater um assunto relacionado com os valores das Alianças Bíblicas. Esse ano ela foi realizada nos dias 27 e 28 de Outubro (veja só, dois meses do ocorrido =D). O preletor foi um cara chamado Ebenézer, e ele foi usado como ferramenta por Deus para abrir os meus olhos e ver o que eu não queria ver na minha vida. Na última preleção, na tarde de domingo, o Ebenézer pediu que ficassem em pé quem tinha alguma situação ou problema para que ele pudesse orar. Não me recordo bem o que era, mas dentre o que ele disse, um item eu não esqueço: se alguém não estava muito bem com a família. Coloquei-me em pé, sem vergonha alguma, pensando apenas que minha família não estava legal, e o problema eram eles. E ele orou por mim, e pelas outras pessoas que se colocaram em pé nos seus lugares. Fui pra casa com fé que aquilo iria fazer uma diferença. Mas lembrem-se, no meu entendimento, eu estava correto e os errados eram os outros.

Após a Abienal, tive uma discussão em casa. Mas deixa eu relatar o cenário do ocorrido. O acampamento seria na mesma semana, eu estava muito cansado da Abienal e precisa resolver algumas pendências do acampamento. Não estava fácil, e meu nível de paciência era zero. E discuti justamente por causa do acampamento. Porém, dessa vez foi diferente.

Enquanto dirigia para pegar o que precisava para o acampamento, e a ira tomava conta de mim, algo aconteceu. Algo tocou meu coração e me disse que eu havia errado. E nessa "viagem" até o destino, pensei em muitas coisas que estava fazendo. O Espírito Santo tocou meu coração e voltei a escutar Deus nessa área da minha vida. Tenho certeza que a oração que foi feita mais cedo naquela tarde fez o seu efeito. Aquela noite eu nem consegui dormir direito, de tanta culpa que sentia.

Eu comecei a entender que, sim, minha família estava errada e precisava mudar, mas eu também estava e tinha uma grande dose de culpa. E tudo isso veio a se confirmar na segunda-feira, quando meu discipulador veio conversar comigo e me confirmou tudo o Deus tinha me falado. Consegui entender que era realmente aquilo, e tomei uma decisão. A decisão que renovou a minha mente (pelo menos eu sinto isso) e tem me feito ter dias maravilhosos nos últimos dois meses. Reconheci que naquela área eu estava errado, fiz uma reunião familiar, pedi perdão (pra eles e para Deus) e lancei o compromisso de buscarmos a Deus juntos. Desde então, tenho conhecido mais ainda a Deus, entendi o que é temer a Deus, que é poderoso e quer o nosso melhor (Romanos 8:28), e tenho buscado uma total dependência do Pai.

O que posso deixar dessa experiência é que devemos entregar totalmente o nosso coração a Deus. Eu estava querendo fazer sozinho apenas uma coisa, apenas uma, e isso influenciou em toda a minha vida diária. Deus nos ama e quer apenas o nosso melhor :)

Pra finalizar, deixo uma música do Metal Nobre que fala sobre o silêncio de Deus. E que, mesmo que as vezes não o escutamos (por nós mesmos), "nada nesse mundo vai me impedir de ouvir a voz de Deus!".
Se cuidem pessoal ;)



Ps: obviamente que nem sempre estaremos na perfeição, e tive mais uma situação para resolver recentemente. Mas isso fica para o próximo post. :P