segunda-feira, 18 de junho de 2012

Buscar a Cristo e afastar-se da religiosidade


Olá pessoal! Novamente deixo para vocês uma mensagem que passei na ABBG (dessa vez na celebração de domingo) no dia 10 de Junho. Falei basicamente um pouco sobre religiosidade e o mal que ela pode nos causar. Estão disponíveis também o áudio e os slides utilizados. Boa leitura!


Buscando a Cristo e afastando-se da religiosidade 

Religiosidade, segundo o dicionário, é uma tendência a algo religioso. Mas primeiro, vamos entender o que é Religião. Religião, do latim religare, significa “religação com o divino”.  Ou seja, é a busca do homem a ligar-se com Deus. Como sabemos, no princípio, o homem tinha livre acesso à Deus. Porém, por causa do pecado, o homem perdeu essa “ligação”. Dessa forma, ele passou a buscar formas de ligar-se novamente à Deus. Isso, chamamos de religião.

Quando falo de Cristo para alguém, não ofereço uma “nova religião” para a pessoa e sim a verdade do evangelho. O motivo que hoje não precisamos mais “praticar a religião”, ou seja, buscar ligar-se novamente à Deus, foi porque Deus fez algo especial por nós:

4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. - 1 Timóteo 2:4-6 NVI

Deus não precisa que busquemos meios para chegar até Ele! Ele já construiu a ponte para nós termos livre acesso. Usando o sentido da palavra, Deus não precisa que pratiquemos religião, pois Ele já cuidou de tudo. Basta reconhecermos e aceitar a Cristo como nosso Senhor e Salvador, pois a única ponte é Cristo!

A única ponte é Cristo!
A religiosidade, ou pensamento religioso, está ligado à isso. O homem acredita que precisa buscar a Deus de outras formas, pois parece que Cristo não é o suficiente. A Bíblia nos mostra que ainda quando os apóstolos e discípulos de Cristo estavam anunciando o evangelho, as pessoas ainda praticavam uma religião. Desacreditavam que Cristo era mesmo Deus!

Existe uma frase que roda por ai, que até mesmo eu já falei muitas vezes e a defendia com meus argumentos: 
Deus odeia religião. Eu a defendia pelo fato que foram os religiosos que crucificaram a Cristo. Porém, hoje, eu prefiro modificar essa frase para: Deus entristece-se com religiosos. Porque a mudança? Primeiro  porque acho muito forte falar que Deus odeia algo. Acredito Deus fica triste, principalmente quando nós pecamos, pois o decepcionamos como filhos. Coloque-se no papel de pai: quando você diz para seu filho não fazer algo, e ele te desobedece, você não fica triste e chateado? É assim que acredito que Deus fica quando pecamos. E a parte de trocar religião por religiosos é porque Deus fica triste com as pessoas e suas atitudes. Buscar formas para chegar a Deus sem ser por Cristo é como ignorar o sacrifício que Jesus fez na cruz. Tenho certeza que Deus fica triste com isso, porque, como diz João 3:16, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito”. 

Como disse, religião não nos leva até Deus, pois Deus já veio até nós. Basta aceitarmos. Cristo habita dentro dos nossos corações. Ele não habita em igrejas, templos, ou santuários. Ele está aqui dentro, em cada um de nós. Nós somos a igreja. Nós somos o corpo de Cristo. A religiosidade nos cega quanto a isso e nos faz acreditar que se quisermos falar com Deus temos que esperar até o final de semana para ir até o templo e poder ouvir a voz de Deus. Jesus já veio e a velha aliança já passou. 

Nós vivemos agora a nova aliança, e como diz Mateus 18:20, “onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Cristo, ali Ele estará”. Por isso nos reunimos em grupos pequenos que chamamos de células. Por isso praticamos o discipulado dois a dois. Cristo está ali, conosco. 
"Igreja é movimento e não monumento." - Robert Lay 
Esse movimento engloba nós nos mexermos, sair da cadeira e fazer algo para ajudar. 

Continuando, Deus pode ser encontrado em nossos corações, principalmente naquele momento em que estamos no nosso "quarto de escuta", conversando com Deus e escutando. Esse ano, preocupado com a religiosidade tomando a minha vida, comecei a praticar esse quarto de escuta. A primeira barreira foi o tempo. Mas aprendi que o "tempo" somos nós que fazemos. Então encontrei no horário de meio-dia, após o almoço, o tempo que eu tiraria para estar conversando com Deus e meditando a sua Palavra. E tem sido ótimo para mim. Sei que 1 Tessalonicenses 5:17 diz “Orem continuamente”, então claro que devemos conversar com Deus durante o nosso dia, e isso é importante. Mas tenha um momento a sós com Deus. Um momento em que você poderá escutá-lo. 

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".João 3:3 NVI 

Ser Cristão, seguidor de Cristo, servo de Jesus, ou como queiram chamar, requer renúnciaRequer que abandonemos a nossa velha vida e nasçamos para uma nova, em que Cristo é a cabeça. Será que estamos esquecendo disso? Nascer de novo não é apenas aceitar a Cristo. Ser um religioso é fácil, pois você precisa seguir algumas regras, fazer algumas outras coisas e pronto, sem Deus e nenhuma espiritualidade. Mas seguir a Cristo de verdade, como disse, requer renúncia. Um novo nascimento. Isso não é tão simples, pois não queremos sair da nossa zona de conforto. O caminho de Cristo é tortuoso e com pedras e a porta no fim dele é estreita. Não é fácil se tentarmos sozinhos, por isso precisamos de intimidade com Deus. 

Concluindo, o que faz com sejamos religiosos? O que devemos buscar para não seguirmos uma religião, e sim a Cristo? Três passos que eu elaborei para mudarmos nossas formas de pensar e buscar a Cristo sem religiosidade. 

1º Reconhecer
A religião defende um conjunto de regras que devem ser seguidas para que você possa chegar até Deus. Só que seguir a Cristo não é seguir estritamente as Leis do Antigo Testamento. É algo maravilhosamente maior. É desenvolver uma intimidade com o Pai, através da leitura da Palavra, oração, aplicação e compartilhar.  Deus colocou Cristo entre nós para que, além de nos salvar, deixar o exemplo. Vamos ver o que Paulo diz sobre isso: 
Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1 NVI
Sendo assim, temos que primeiramente reconhecer que não estávamos levando uma vida digna de um seguidor de Jesus e queremos mudar. Não estou falando aqui de aceitar a Cristo, estou falando de deixar-se ser influenciado por Jesus. E o melhor é que Cristo é o nosso termômetro para saber se estamos vivendo a vida que Ele nos deixou de exemplo ou se estamos apenas seguindo um conjunto de regrinhas. E esse termômetro só irá funcionar se lermos a Palavra, o que nos leva ao segundo passo.

2º Buscar
Buscar conhecimento nas escrituras, sabedoria e intimidade na oração. Devemos buscar uma vida de oração com o propósito de adquirir mais intimidade com o Pai. Aliás, intimidade com Deus é a chave para estar totalmente longe da religiosidade, e devemos buscar sempre. Então, comece pela bíblia. 
15b que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.2 Timóteo 3:15b-17
3º Aplicar
De nada adianta lermos e querer buscar a intimidade com Deus se não buscarmos ser exemplos, aplicando nas nossas vidas o que Cristo nos orientou. Por isso, devemos deixar o Espírito Santo habitar o nosso coração para que possamos desenvolver seus frutos. Não devemos ser apenas mais um. Devemos fazer a diferença neste mundo. Não devemos ser religiosos. Não devemos ser alguém que apenas busca a Deus no final de semana, quando estamos na "igreja". Não devemos ser alguém que não quer saber como anda a família de Cristo. Não devemos ser alguém que vai para a "igreja" apenas para receber e esquentar a cadeira. Devemos aplicar a Palavra de Deus nas nossas vidas. 

Descubra os dons que Deus te deu e use-os para a obra dEle. Pratique o amor de Deus. Quando for possível perceber a glória de Deus em nós, nós estaremos no caminho de uma vida em Cristo de verdade. 

E apenas para finalizar, o segundo e terceiro passos devem ser seguidos continuamente. Eles compõem o círculo que contêm a leitura, oração, aplicação e compartilhar. Guardem essas palavras e tornem-as existentes na vida de vocês.

Eu mesmo já fui religioso, e acredito que algumas vezes acabo sendo, por desviar meu foco. Mas Deus tem algo melhor preparado para nós. E Ele está de braços abertos esperando que nós vamos de encontro a Ele. Isso é tudo o que Ele quer. Eu deixo um desafio, para que possamos buscar uma vida de intimidade com Deus e um relacionamento de união com a nossa família. Reflita como está a sua caminhada com Cristo. Qual dos caminhos você está trilhando nesse momento. Peça a Ele quais seus dons e no que você pode ser útil para que o evangelho continue adiante. Peça forças e sabedoria. Amém!

Áudio
Slides: