quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que você anda pensando?



Olá pessoal, como estão vocês? Depois de um bom tempo sem fazer estudo nos jovens, no último sábado, dia 26 de Maio, passei uma mensagem bem interessante para os Jovens da ABBG. Clique em continue lendo e confira a mensagem. Estou disponibilizando os slides e o áudio também ;) 


O que você anda pensando? 

Vamos entender essa pergunta juntos. E pra começar, vamos ler Mateus 5:22,28. Nesses versículos, Jesus fala um pouco sobre a Lei e o que Ele pensa dela.
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. Mateus 5:22 NVI 
Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Mateus 5:28 NVI 
O simples desejo lascivo no coração pode levar a um ato pecaminoso. Vemos aqui duas situações, de Jesus mudando a Lei, para algo que não se resume apenas no ato de cometer o pecado, e sim, no pensar. Jesus demonstra que devemos permanecer puros até mesmo em nossos pensamentos. Se você sentir raiva de alguém, ou até mesmo se ofender com algo, deve tomar as providências para resolver a situação. Em seguida, vemos Jesus falando sobre adultério, falando que só o fato de você olhar com “outros olhos”, já estará cometendo o pecado. Isso é sério, e é Jesus Cristo, o Filho de Deus, que está falando estas palavras para nós. Vamos ver o que pode acontecer se alimentarmos esses pensamentos. 
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter consumado, gera a morte. Tiago 1:14-15 NVI
Quando sofremos a tentação, somos atraídos por nossa própria cobiça. Somos enganados por nosso próprio desejo de suprir nossos prazeres da carne e acabamos dando origem ao pecado, que leva a morte espiritual. Nós somos enganado pelo nosso próprio coração pecador a ir adiante com os nossos desejos, e normalmente isso acaba no ato. Tiago começa sua carta às doze tribos falando das suas tentações que tem passado e todas elas começam na sua mente. Se é ali começa, segunda frase de cortar o mal pela raiz, é ai que devemos começar a trabalhar, não é? Não podemos deixar chegar no pecado, pois o pecado, nos leva à morte espiritual. 


Então você pode me perguntar: tá, mas eu tenho uns pensamentos impuros mas não pratico nenhum pecado. Primeiramente, de onde vieram esses pensamentos? Não adianta, se você é humano, qualquer coisa que você cobiçar uma hora ou outra você vai acabar aplicando. É uma roleta russa andar com uma mente assim. Fora que, enquanto sua mente está cheia de besteiras, onde Deus encontra espaço para agir na sua vida? Por isso, devemos limpar nossa mente, pois de nada adianta fazermos tudo certinho se não purificarmos a nossa mente e coração. Vamos ler uma passagem de Jesus explicando mais uma de suas parábolas para vermos como o pensamento pode ser perigoso. 
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. 19 Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:18-19 NVI 
Jesus estava explicando a seus discípulos a parábola que usou para dar uma lição nos fariseus, que tentaram repreender Jesus porque comia sem lavar as mãos, e Jesus replicou dizendo que eles eram impuros no seu interior. Tirando a parte que Jesus fala sobre comer sem lavar as mãos, ele está querendo dizer que o que falamos sai do nosso coração. Bem como o conhecido versículo de Mateus 12:34: "a boca fala do que o coração está cheio". E o que está no nosso coração está na nossa mente.


Temos que buscar limpar nossa mente e deixar Cristo purificar nosso coração. Se deixarmos ambos livres para as impurezas que podem preenchê-los, estaremos a mercê do pecado, podendo sofrer tentações que podem se transformar em pecado. Lembre-se que Deus não se agrada com o pecado, então tome cuidado!


Assim, pense um pouco. Será que tenho procurado purificar meu coração e minha mente? Ou tenho sido como os fariseus, que honra a Cristo com os lábios mas tem o coração longe dEle, que canta os louvores por cantar e adora em vão, e apenas segue um punhado de regrinhas achando que assim estará no caminho correto ao lado de Deus? 
Será que tenho vivido uma religião ou o verdadeiro evangelho de Cristo? 
Tenho deixado o Espírito Santo entrar em meu coração para me guiar pelo único caminho? 
Como andam meus pensamentos? Deus sabe o que eu penso, em cada milésimo da minha vida. 
Mas a pergunta que temos que fazer a cada momento é: será que o que eu estou pensando agora, neste momento, agrada a Deus? Se a resposta for não, você já está criando um pecado. Procure deixar Deus habitar seus pensamentos com uma vida de oração e intimidade com o Pai. 

Se você leu o resumo e quer ouvir o estudo completo, clique aqui. Abaixo estão os slides para você acompanhar enquanto roda o áudio ;) (Clique no player do link



A graça e a paz do Senhor para todos vocês!