quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um ano de blog

Manolo, 1 ano de blog!

Exatamente neste momento, o blog está fazendo o aniversário de um ano desde a primeira postagem. Isso mesmo, um ano, doze meses, trezentos e sessenta e cinco dias, oito mil setecentos e sessenta horas, quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos... tá, parei. Bom, o que você pode fazer é me parabenizar e talvez me enviar um presente. heheh

Como o blog não é comercial, não ganho nada com ele (e nem pretendo) e adoro estatísticas, achei o melhor fazer a postagem de um ano com algumas estatísticas desse ano que passou. Sei que isso é meio clichê, fazer post com estatísticas, mas a real é que eu gosto disso e não estou muito afim de fazer um outro post. Então, clique em Continue lendo para entrar no mundo dos dados estatísticos!

Utilizo duas fontes de dados de estatísticas: uma em tempo real e outra que gera apenas de um dia para o outro. A segunda é o conhecido Google Analytics, e é esse que usarei no post.

Pois bem, nesse um ano que passou o blog teve um total de 6.020 visitas, sendo que 5.139 foram visitantes únicos. Pode-se perceber que muitos não voltam ao blog (66,3% dos visitantes brasileiros caem fora logo na página inicial) hehehe. Não é um problema para mim. Isso dá uma média de 500 visitas por mês. Para mim, 500 pessoas lendo meus textos fracos é o suficiente para sentir-me importante. Em dias próximo de postagens o número de visitas é maior que nos outros, e como eu não posto muito...

Falando em postagens, tivemos o total de 59 nesse período (e 60, contando com essa). Isso dá mais ou menos uma média de uma por semana. É, julgando a frequência de post dos últimos meses, preciso melhorar se quiser continuar com essa marca.

Sobre páginas, houve 10.048 visualizações únicas de página, com uma média de 1,67 páginas por visita, e uma  permanência de 59 segundos por cada. Acredito que seja por causa do texto de muitos posts do blog. O pessoal acessa, mas quando percebe que alguns falam sobre Cristo, saem do blog. Não sabem o que estão perdendo :P

A parte legal das estatísticas é ver de onde vêm o pessoal, o que usa, como chegou, porque veio, que língua fala, do que se alimenta, nome do pai, da mãe, o que fez no verão passado, entre outros. Vou fazer um resuminho para vocês:

Top 5 Países
Rio Grande do Sul - 99,97%
Brasil - 91,71%
Portugal - 4,82%
Sem-País - 1,13%
Estados Unidos - 0,85%
Espanha - 0,22%

Top 5 Cidades
Sao Paulo - 12.69%
Caxias do Sul - 8.70%
Rio de Janeiro - 7.72%
Bento Goncalves - 5.07%
Belo Horizonte - 4.75%

Claro que os dados acima dependem dos provedores ;)

Top 3 Língua
Português-Br - 88,77%
Inglês-Us - 3,34%
Português-Pt - 3,17%

Top 5 Navegadores -  a parte interessante
Chrome - 45.13% - Bye bye IE
Firefox - 32.69%
Internet Explorer - 17.06% - Você ainda usa o IE? Você não tem o meu respeito. Bazinga!
Safari - 2.31%
Opera - 0.90%

Top 3 Sistemas Operacionais
Windows - 93.92% - ainda a maioria.
Linux - 1.59%
Macintosh - 1.56%

Top 5 Sistemas Operacionais Mobile
Android - 31.50% - a.k.a Skynet
Nokia - 29.13%
iPhone - 14.96%
iPad - 8.66%
SymbianOS - 8.66%

E de onde bem todo mundo?

Top 5 Pesquisas
google - 98.07%
search - 1.19%
images.google - 0.44%
bing - 0.17%
yahoo - 0.14%

Top 5 Referências
google.com.br - 48.64%
blogger.com - 14.78%
twitter.com - 7.64%
facebook.com - 6.35%
google.com - 4.89%

Top 5 Páginas/Posts Mais Acessados
Home - 22.71%
Filmes que assisti V - 7.05%
Religiosidade: Deus não é religião - 6.30%
Apocalipse Now - 6.08% 
Amor ao Próximo - 4.86%

Legal, não acham? Bom, eu achei o máximo. 

Finalizando, por essas estatísticas, eu fico muito feliz. Apesar de parecerem "baixas", eu as considero muito altas, pois só divulgo para meus seguidores no twitter (BTW, já me segue no twitter?). Caso eu tivesse uma maior divulgação, certamente teria um número maior de visitantes, mas não tenho como objetivo que o blog tenha milhares de visitas. De qualquer forma, vi que mesmo sem divulgar "muito" o blog, tenho um número razoável de acessos; pessoas que leem (ou não) minhas histórias, mensagens, textos, e talvez tirem algum proveito. É gratificante! 

Mais gratificante é receber comentários. Então está esperando o que? Comente!