segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeiras impressões do Google+

Aviso: este post tem alto teor Nérdico

Olá pessoal, aqui estou eu novamente escrevendo sobre algo, porque os últimos posts estavam só uma encheção de linguiça, não? Pois bem, férias da faculdade proporciona um ganho extra no tempo de vida (tipo uns 70%) e traz uma grande tranquilidade. Assim, resolvi reunir minhas forças e escrever sobre algo que também gosto bastante: tecnologia e internet. Hoje falarei sobre a nova rede social da Google, o Google+ (ou Google Mais, Google Plus, como queiram). Clica ali onde vocês já estão acostumados a clicar para ler o post completo ;)
Pois bem, recentemente consegui adentrar na fase beta do Google+, a mais nova aposta da Google. Assim como ocorreu com o Google Wave e o Google Buzz, alguns estão dizendo que acham difícil que este novo produto da empresa seja um sucesso, já outros dizem que "agora vai" (ok, o Google Buzz é bastante utilizado). Eu particularmente estou pouco me importando se isto será um sucesso ou não, contanto que a ferramenta seja boa, útil e agradável, e que as pessoas que eu quero interagir lá também participem.

Assim como ocorreu com o Orkut (diversas vezes, por sinal), a Google resolveu usar o esquema de convites para os testes do Beta. Para mim isto é apenas uma jogada de marketing, porque desde a sua criação em 2004, o Orkut ainda é Beta, por exemplo. Ou seja, isso é só para o pessoal que está "fora" querer "entrar", pois não estão participando da mesma coisa do que os que estão "dentro". Fora o fato que por ser Beta eles tem a "desculpa" caso algo ocorra. É dois coelhos com uma cajadada só

Depois de entrar na rede, e com o que eu já sabia através dos comentários na web e artigos, eu poderia resumir que o Google+ é uma mistura de Facebook com Twitter, com algumas coisas a mais e outras diferentes. A parte do Twitter porque não existe mais esse negócio de "amigo", e sim, os tais círculos. Ou seja, um compartilha com o outro, mas não e necessário que um seja amigo do outro para tal. No lado do Facebook o que mais me chamou a atenção foi a parte das notificações e o layout. No mais, possui várias outras ferramentas como por exemplo a possibilidade de fazer video conferência e um tal de Sparks, que lhe traz atualizações sobre determinado assunto.

Me animei a usá-lo? Ainda não. Sinceramente passei da fase de redes sociais. Gosto mesmo é de usar o Twitter. Não, pra mim o Twitter não é uma rede social, é mais que isso. Considero o Twitter antes um microblog, mas não rede social. E é por causa da possibilidade de integração que mantenho o Facebook, pois minhas mensagens do Twitter caem lá. Dificilmente você verá uma atualização minha no Facebook que não contenha embaixo um "via Twitter". Fora isso, porque o Facebook é simples e bom. Quanto ao Orkut, mantenho por respeito e por causa dos contatos. E só. Timeline eu olho só a do Twitter. 

O que faltaria para me animar a usar o Google+ então seria apenas a integração com o Twitter, com a possibilidade de configurar para que as atualizações só sejam compartilhadas com as pessoas dos meus círculos. Se bem que sinceramente, ainda é cedo para falar alguma coisa. A única coisa que gostei mesmo foi do esquema de falar com várias pessoas por vídeo e que eu ainda nem testei. 

Bom, ao menos sumiram as comunidade. Ainda bem. 

E você, o que achou do Google+? Ainda não conhece? Se quer entrar, comente algo que pego seu e-mail e te convido (não precisa colocar o e-mail no comentário, é só utilizá-lo para comentar, entendeu?).