quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Retribuição e Lições (de novo)


Buenas, época de SuperBowl nos EUA, pipocam comerciais e mais comerciais extremamente criativos. Para quem não sabe, colocar um comercial no intervalo do SuperBowl garante que milhões de pessoas vejam seu comercial. Ou seja, a parada é cara. Olhando os valores dos comerciais cheguei a conclusão que cada 30 segundos custa 3 milhões de dólares. Isso mesmo, 30 segundos de comercial. Mas se as empresas pagam, é porque tem retorno, não?

Em especial, uma dessas propagandas chamou-me a atenção. Um comercial de 30 segundos da Bridgestone, intitulado (no youtube) como "Carma". Veja o comercial:



Achei muito criativa a ideia da Bridgestone, e inteligente, pois eles não falam diretamente sobre seus pneus, e sim, utilizam uma situação para mostrar o quanto são bons. Porém, não é os pneus deles que me chamou a atenção, e sim, a peça que eles criaram para este comercial. Prefiro pensar que ela nos dá duas ideias, para explicarmos o vídeo. A primeira é de Retribuição.

O pequeno mamífero, entendeu que sua vida foi poupada no momento que o carro desviou no último segundo, e agradeceu por tal fato. Tempos depois, retribuiu tal fato derrubando uma árvore na estrada, impossibilitando que o carro caísse no rio, já que a ponte havia sido destruída. Claro que tudo isso é uma fantasia, mas pense bem na lição que esta situação pode nos passar. No momento que escapou da morte, o pequeno vertebrado iniciou uma relação de amizade e amor com o "cara" do comercial. E isso fez com que ele fizesse o possível para salvá-lo de um acidente, mesmo que para isso, houvesse o risco dele bater o carro na árvore. De qualquer forma, ele teria tentado. E no fim, conseguiu. :)

Sabe, nós deveríamos ser assim também. Assim como está escrito, o segundo mandamento mais importante deixado para nós:
Marcos 12:30,31 30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Não quero afirmar que o pessoal da Bridgestone pensou em tudo isso quando fez o comercial, até porque na página do vídeo o mesmo está intitulado como Carma. Mas quero passar essa mensagem para vocês, pois achei o vídeo interessante e que fala realmente sobre amizade e retribuição.

A segunda ideia (lembrando do post das lições - Uma Viagem Alucinante) é que muitas vezes Deus é o nosso castorzinho que derruba árvores no nosso caminho. As vezes não estamos utilizando pneus Bridgetone, então acabamos batendo na árvore e acabamos reclamando com Ele, pois ele não nos protegeu. Mas somos muito ingênuos e não sabemos que lá na frente poderíamos ter caído num rio de águas ferozes. Por isso, gosto de pensar que cada provação, cada mal, cada árvore derrubada na minha frente, serve para o meu crescimento, amadurecimento, ou proteção. (rá, pensei em fazer o estudo dos Jovens de semana que vem em cima desse vídeo agora. Mas agora já estou fazendo o post :P)

Então é isso. Ame o próximo, e não reclame da vida. Você está aqui por um propósito e nada é por acaso. 

E para finalizar, já que uma imagem um gif vale mais que mil palavras imagens, pense sobre o gif abaixo.


E como diria o Zé Graça, fiquem com tudo!