sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Religiosidade: Deus não é religião


Olá pessoal, como estão vocês? Hoje falarei sobre um assunto que me deixa muito triste. Falarei das pessoas que dizem seguir a Cristo, mas na verdade seguem uma religião, e quanto uma religião pode estragar a vida das pessoas. Sinceramente mesmo, não falarei exatamente sobre essas coisas (mas poderia, vontade tenho de sobra), mas postarei o estudo que dei no grupo de jovens do dia 19 desse mês, um estudo sobre Religiosidade


O mundo tem uma imagem ruim sobre os religiosos. Eu mesmo, antes de me converter, tinha um grande preconceito com as outras Igrejas Evangélicas (e inclusive a Católica) por exemplo. Eu via as pessoas indo até Caravágio e dava risada. Eu via um "crente" e já pensava mal. Outro dia um cara me disse que foi pagar uma conta e quando o cobrador viu que ele era cristão, ele disse: "é com esses que temos que nos cuidar." Assim, hoje, o "crente" ou "evangélico", principalmente, possui fama de hipócrita, pois prega que só a igreja dele salva, só o deus dele salva, e assim por diante. O religioso segue uma grande quantidade de regras e doutrinas, mas não cumpre metade. Mesmo assim, acha-se diferente das pessoas que não possuem a religião dele, mas no fundo são iguais, de certa forma. Vale frisar que estou generalizando a questão de religião, ok? Eu acredito que existe a possibilidade de muitos católicos serem salvos e evangélicos não, por exemplo. Mas isso não tem haver com o post. Como dizia, o problema é que Deus é um só e só Cristo pode salvar. Então, vamos direto ao assunto. 

Assunto polêmico :P

Deus não é Religião

- Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus.
- Há uma grande diferença entre religião e salvação.
- Há muitas religiões, mas só um Deus e um só Evangelho.
- Religião vem do homem; Evangelho e salvação são revelações de Deus por meio de Jesus Cristo.
- Religião é o ópio do povo; salvação é presente de Deus ao homem perdido.
- Religião é história do homem pecador, que precisa fazer alguma coisa para seu deus imaginado. O evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador.
- Religião procura um deus; o Evangelho são as Boas Novas de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra em caminho errado. “Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido” (Mateus 18.11).
- A religião dá ênfase em fazer alguma coisa, boas obras; o Evangelho muda o homem por dentro, através da presença do Espírito Santo em seu coração. “… E assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé” (Efésios 3.17). “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3.16).
Nenhuma religião tem um Salvador ressuscitado, que dá perdão dos pecados e vida eterna, só Jesus Cristo ressuscitou. Por isso, meu amigo, dirija-se só a Jesus Cristo.
- Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no porvir. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo” (Atos 16.31). “… E o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).
Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador pessoal.
(Extraído do site Evangelização Pessoal)


Primeiramente quero dizer que: nós não devemos ser religiosos. Eu sinceramente não gosto da palavra religioso (e não gosto de religião). Mas, você sabe o que é religião? Religião significa "ligar novamente" ou simplesmente "religar". Ou seja, a tentativa do ser humano querer se religar a Deus de qualquer forma. O problema é que a proposta bíblica é "Deus alcançando o homem". Ele mesmo decidiu se religar a nós, através de um único meio: Jesus.
João 15:16 16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi.
Se tiveres um tempinho, leia esse testemunho de uma Cristã que estava tornando-se religiosa. 

Há uma imensa variedade de religiões. A grosso modo, tu chuta uma pedra e aparecem 15 igrejas. A indústria fonográfica gospel agora está lotada de artistas, e certamente há muitos que estão usando o evangelho apenas para ganhar dinheiro. Mas eu não quero julgar os religiosos (eu não devo). A verdade é que cada um faz o que quiser.
Mateus 6:24 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro
Josué 24:15 15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Dessa forma, ninguém pode obrigá-lo a aceitar a Cristo; você deve receber o Espírito Santo no coração de forma natural, porque você quer preencher o seu vazio.  

Mas voltando, eu quero que nós não sejamos religiosos. Eu quero que nós entendamos que devemos ser discípulos de Cristo; que nós devemos sair lá fora e não sermos apenas mais um, e sim que devemos fazer a diferença. Mas não fazer isso por obrigação, ou para mostrar aos outros, ou porque eu estou dizendo, pois isso é o que os religiosos fazem. Devemos fazer por amor a Cristo, ter Jesus no coração e amar de verdade, e isso, não é tão difícil quanto parece. Só devemos abrir nosso coração e deixar o Espirito Santo entrar.


Muitos que olham os religiosos dizem que seus mandamentos são impraticáveis. Sim, para uma pessoa que não tem Jesus de verdade eles realmente podem ser impraticáveis, mas eles não são. Vou mostrar porque.
1 João 5:1-4 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado. 2 Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. 3 Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Simples, "seus mandamentos não são pesados". Não preciso falar mais nada. E há apenas dois que devemos nos lembrar. 
Marcos 12:29-31 29 Respondeu Jesus: O mais importante é este: “Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. 31 O segundo é este: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Não existe mandamento maior do que estes.
Ame a Deus e ame ao próximo. Porque isso parece tão difícil? Não é difícil, o problema é somos falhos e pecadores e o nosso coração sempre cairá para o pecado, e enquanto vivermos uma religião, sempre cairemos no pecado. Dizem, que se você deixar uma pessoa em uma caverna sozinha por muitos anos (mesmo sendo cristã) ela irá pecar. Isso porque nosso coração é impuro; por isso devemos sempre permanecer unidos.
Eclesiástes 4:9-12 9 É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. 10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que caie não tem quem o ajude a levantar-se! 11 E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? 12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.
Servir a Deus é algo maravilhoso, mas o problema é que vestimos uma camiseta e vivemos uma religião. Na religião, defendemos com unhas e dentes nossa igreja, nosso Deus, nossa opinião, e os outros, estão todos errados. Não é assim. Deus é um só e devemos respeitar (e não julgar) as outras pessoas. Só o que temos que fazer, é falar de Cristo para essas pessoas, para que conheçam o que nós, Cristãos, conhecemos para que assim tenham a oportunidade de fazer uma escolha. Mas nunca falar que os outros estão errados, pois isso é errado

Mas e quanto a amar o próximo. Porque é tão difícil amar o próximo? Eu vejo que esse é um dos maiores problemas para seguir a Cristo. 
1 João 4:20-21 20 Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
O versículo fala tudo. É tão difícil olhar para a outra pessoa e amá-la? Eu vejo pessoas cristãs sendo falsas, falando mal pelas costas de outros irmãos na fé. O que é isso? Onde vamos parar? Falar mal pelas costas irá adicionar algo para ambas as partes? Irá resolver os problemas? O melhor não seria falar diretamente com a pessoa o problema que você tem ela? Pense nisso, ou melhor, quando você for fazer qualquer coisa, pare e pense: isso irá me adicionar algo? Qual o propósito de fazer isso? 

Devemos nos tratar com carinho e amor. Antes de criticar alguém, devemos furar o nosso ego com um afinete, e principalmente, mostrar que você quer o melhor para aquela pessoa. E o principal, devemos perdoar e aceitar o perdão. Se você não consegue ter comunhão com seu próximo, como terá comunhão com Deus?


E porque julgamos tanto? Quem somos nós para julgar?
Tiago 4:11-12 11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. 12 Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?
Como eu aprendi a não julgar? Dando esmola para um mendigo, o que não fazia de jeito nenhum antes. Em outro momento conto esta história.

Devemos começar a tentar ao máximo ser iguais a Jesus, e não ir na igreja, ser um santo e lá fora ser outra pessoa. Confesso que é difícil mudar os hábitos, mas devemos ser humildes pois não somos perfeitos. E não nos acharmos os bons lá fora, que sabemos de tudo, pois no fundo, somos tão pecadores quanto a pessoa a quem estamos repreendendo. Se não começarmos a tentar a seguir a Cristo da forma correta, viveremos sempre com essa desconfiança das pessoas ao nosso redor. Mas como disse antes, não siga para mostrar, siga para aproximar-se de Deus, ser uma pessoa melhor, ajudar o próximo, amar, perdoar. Temos que morrer para a vida passada e nascer para a vida nova


O bom é que não estamos sozinhos nessa jornada.
Mateus 11:28-30 28 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
O ruim, é que mesmo assim, seremos perseguidos
1 João 3:13 13 Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.
2 Timóteo 3:12 12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
E você, está sendo um religioso ou um discípulo fiel de Cristo? Ore por isso. 

Ps: se quiserem posso disponibilizar o áudio do estudo, que possui mais conteúdo.